A formação profissional também é cultura e lazer!!

Os formandos do Curso 9 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Tabuaço, no dia 23 de julho, deslocaram-se a Viseu a fim de visitarem algum do património deste distrito.

As atividades que ocorreram durante a manhã surgiram no âmbito da unidade de formação Linguagem e Comunicação com o intuito destes reconhecerem a diversidade de linguagens utilizadas na comunicação humana, identificarem símbolos e ícones universais e interpretarem imagens à luz de referências pessoais e sociais.

A primeira paragem teve como destino o Espaço da Castanha e do Castanheiro, em Sernancelhe. Neste local os formandos tiveram contacto com alguns produtos que têm como matéria-prima a castanha ou que, de certo modo, valorizam a mesma (produto endógeno deste concelho). Visualizaram uma apresentação que teve como objetivo demonstrar tudo o que que bom o concelho tem para oferecer e a sua evolução ao longo dos anos. No final, o grupo foi presenciado com um pastel de castanha confecionado pela guia do espaço e um chá de folhas de castanheiro.

De seguida, o grupo deslocou-se à Igreja de São João Batista, Igreja Matriz do concelho e ficou a conhecer a história da mesma e algumas curiosidades religiosas.

Por fim, e ainda antes do piquenique, foram visitar o Museu do Padre Cândido ficando assim a conhecer o espólio de arte sacra, paramentaria religiosa e arqueologia existente neste concelho.

Terminado o contacto com a cultura passaram para o lazer e, neste sentido, foram para o concelho de Moimenta da Beira, mais precisamente, para a Praia Fluvial da Albufeira do Vilar, onde levaram a cabo um piquenique. Esta atividade surgiu no âmbito da unidade de formação Cidadania e Empregabilidade, tendo como principal propósito o desenvolvimento do sentido de grupo.

Chegados ao local, dirigiram-se ao parque de merendas, situado na lateral da praia onde se estabeleceram para realizarem o piquenique. Neste piquenique houve troca de merendas, muito convívio e animação.

Após o piquenique dirigiram-se à Praia Fluvial da Albufeira do Vilar, onde os formandos tiveram oportunidade de se banharem naquelas águas refrescantes e relaxar um pouco na relva.

Ao final da tarde deu-se o regresso a Tabuaço. Foi um dia divertido, diferente, em que os formandos conviveram entre si num contexto externo à sala de formação.  

Os locais visitados foram uma mais-valia para o conhecimento dos formandos acerca do património do distrito de Viseu. Esta visita encerrou um conjunto de aprendizagens que não seriam possíveis em contexto de sala de formação.

Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Ana Marisa Camilo, Formadora

Este curso de formação é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content