A importância da Formação Prática em Contexto de Trabalho  

“O percurso profissional escreve-se a lápis, para se poder apagar e reescrever as vezes necessárias” (autor desconhecido)

A componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) faz parte do percurso formativo dos cursos de Formação Profissional ministrados pela A2000, tornando-se um momento fundamental de aquisição e/ou reforço de competências pessoais e socioprofissionais, sendo assim uma mais-valia para o sucesso da formação e a integração socioprofissional.

Depois de cerca de um ano de formação em sala, os formandos realizam outra etapa do percurso de formação – a FPCT (também cerca de 12 meses).

Este percurso integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas em contexto real de trabalho, dando a oportunidade aos formandos de contactar in loco com técnicas específicas da atividade onde estão inseridos. Esta fase é determinante para a aplicação e reforço de conhecimentos técnicos e profissionais e desenvolvimento de competências pessoais.

Esta experiência de FPCT só é possível com o apoio das entidades acolhedoras, que dedicam uma parte dos seus recursos à formação e orientação dos formandos da A2000 em clara parceria com os técnicos de acompanhamento e inserção da entidade.

Aliás, são os técnicos de acompanhamento e inserção que calcorreiam todo o território de intervenção da A2000 (Baião, Resende, Armamar, Tabuaço, Chaves, Peso da Régua, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Lamego), realizando a prospeção/sinalização de empresas / autarquias / Instituições Particulares de Solidariedade Social, que reúnam condições de acolhimento dos nossos formandos e que, em simultâneo, correspondam às suas expetativas profissionais.

A FPCT visa a aquisição e o desenvolvimento de hábitos e competências técnicas, fundamentais para a qualificação profissional, com o propósito de facilitar e promover uma futura integração profissional dos formandos.

Toda esta dinâmica da FPCT só é possível com as parcerias que existem entre a A2000 e as entidades que recebem os formandos, para que estes possam realizar FPCT e, quem sabe, futuramente tornarem-se parte integrante das suas equipas, através da integração profissional.

As experiências de FPCT ajudam assim no desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos, colocando-os à prova enquanto futuros profissionais.

De salientar que a taxa de integração profissional dos nossos formandos ronda os 70%. Estes formandos, na maioria das vezes, ficam integrados nas entidades onde realizaram FPCT, o que comprova a estratégia seguida pela A2000.

Conscientes de que a vida profissional se forma de desafios, obstáculos e de que o processo de integração profissional é um caminho difícil, caracterizado pela incerteza e constante transformação do mercado de trabalho, acreditamos que a Formação Prática em Contexto de Trabalho constituiu para os formandos um instrumento de orientação indispensável para o seu futuro profissional.

Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento a todas as entidades que acolhem os formandos da A2000.

Armando Oliveira, Técnico de Acompanhamento e Inserção

Notícias Relacionadas

ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA

22 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024
Skip to content