A importância do Formador na abordagem da diversidade

Cartaz que representa a diversidade através de vários bonecos diferentes, como um em cadeira-de-rodas, desportistas, mulheres, crianças, guitarristas ou pintados com as cores do arco-íris

Atualmente na A2000 existem grupos de formação em 6 localidades (Poiares, Baião, Resende, Chaves, Armamar e Tabuaço) e a única caraterística que têm em comum é que são todos diferentes.

Percebemos imediatamente as suas diferenças se olharmos ao seu aspeto físico, (cor do cabelo, cor da pele), mas o que realmente os carateriza e torna únicos não é o aspeto físico, mas sim o seu pensamento, a sua história de vida a sua forma de estar perante a vida e as suas adversidades. Torna-se por isso essencial que o Formador esteja preparado para a abordagem da aceitação das diferenças uma vez que nem sempre essa aceitação existe dentro dos grupos de formação, mas principalmente na nossa sociedade.

O ideal é que o Formador, antes de trabalhar o assunto, esclareça três conceitos fundamentais: o que é o Preconceito (julgamento ou ideia preconcebida, a respeito de uma pessoa ou de um povo), o que é a Discriminação (quando os preconceitos são exteriorizados em atitudes ou ações que invadem os direitos das pessoas, utilizando como referência critérios injustos como idade, religião, sexo, raça, etc.) e por fim o que é o Racismo (superioridade de certa raça humana em relação às demais, características intelectuais ou morais por se considerar superior a alguém).

O Formador deve ter em mente a importância de propiciar ao Formando um ambiente que estimule o respeito pela diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, fomentando assim o espírito de coletividade. Neste sentido é muito importante que este procure estratégias que cativem a atenção dos Formandos pois a forma como vai abordar o assunto irá refletir-se na formação do caráter e do perfil pessoal dos mesmos. Estando a viver uma época de globalização é muito importante que exista esta abordagem para que o nosso futuro possa trazer a todos os indivíduos conforto e inovação.

A A2000 oferece aos Formandos o espaço físico adequado bem como os materiais, mas cabe ao Formador e a toda a equipa técnica preparar os seus formandos para uma formação voltada para a diversidade, daí a importância de estes se informarem e atualizarem para realizarem um bom trabalho que se refletirá num futuro melhor.

Graciana Coelho, Formadora A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content