A matemática invadiu a cozinha

Formandos em atividade de cozinha com ingredientes no refeitório

No dia 30 de outubro o Curso 1 – Ação 4 – Assistente Operacional, a decorrer em Poiares, colocou “as mãos na massa” e daí, resultou um belo lanche.

A atividade ocorreu no âmbito da componente Matemática para a Vida, mais especificamente no que respeita às medições de grandeza.

Inicialmente, todos tivemos conhecimento da receita a concretizar, desde os ingredientes até aos utensílios e equipamentos a usar. Depois, deslocámo-nos até ao refeitório para iniciar a confeção do bolo. A pares, colocámo-nos em volta da mesa para que resultasse numa comunicação mais assertiva. Cada um, na sua vez, foi vertendo todos os líquidos para a caneca e, posteriormente os restantes ingredientes (sólidos). No final da junção, dissolvemos bem tudo.

Terminados os ingredientes, foi hora de dividirmos a mistura obtida com o colega do lado e colocarmos as canecas no micro-ondas.

As canecas estiveram 3 minutos com a potência máxima e, rapidamente a mistura se transformou num bolo, que todos degustámos.

Com esta atividade, percebemos que para fazermos um bolo não precisamos sempre de balança e de formas. Podemos sempre optar por outros utensílios de medição, por outros equipamentos.

Todo gostámos da atividade, pois explorámos conteúdos através da prática e, ao mesmo tempo, satisfizemos o estômago.

Este curso decorre em Poiares, Peso da Régua ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Assistente Operacional – Poiares, Peso da Régua

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content