A “Melhor Equipa do Mundo” começa o ano em Formação Interna

Formação Interna de Fundraising na A2000

Foi nos dias 6 e 7 de janeiro deste novo ano, bem como no dia 20 deste mês, que os colaboradores da “Melhor Equipa do Mundo”, a A2000, se juntaram para a realização de duas sessões de formação interna, em Poiares – Peso da Régua.

Durante dois dias, fez-se o balanço da atividade relativa a 2021 e uma previsão dos desafios de 2022, num evento formativo cuja importância foi realçada pelo presidente da A2000, António Ribeiro. “As nossas formações internas são os momentos que temos para preparar mais um ano de atividade, bem como de reforçar os valores e comportamentos que os nossos trabalhadores devem mostrar para conseguirmos manter a qualidade dos nossos serviços. Nesse sentido, é nossa prioridade transmitir aos elementos desta grande equipa a necessidade de mostrar um comportamento de líder. Liderança essa que se traduza numa postura proativa quanto à capacidade de definir estratégias que permitam ultrapassar os desafios coletivos e individuais que forem propostos, por muito grandes que possam parecer”, referiu.

Grupos de Trabalho na A2000

Além do sistema de angariação de fundos da A2000, fundamental na manutenção do equilíbrio financeiro da Associação, a renovação da Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais (EQUASS) para o ano de 2022 foi o outro tema principal dos dois dias de formação, como explica o presidente da Direção. “O sistema EQUASS visa assegurar e controlar a qualidade dos serviços sociais de entidades como a nossa junto dos respetivos clientes, através de um processo de certificação externo reconhecido a nível europeu. Uma vez que a qualidade é algo intrínseco à organização, a formação interna incidiu em momentos de reflexão, debate e trabalhos práticos quer sobre os princípios, critérios e indicadores da certificação EQUASS, quer sobre os procedimentos, instruções de trabalho e processos relativos a vários domínios importantes do nosso funcionamento diário. Com isto, queremos garantir que os nossos colaboradores não só entendem os princípios sobre os quais assenta a qualidade das nossas respostas sociais, como evidenciem, no seu dia-a-dia na A2000, todos os processos de trabalho inerentes à materialização dessa qualidade. Até porque desejamos fazer sobressair, como grande «marca» da nossa Associação, a dignificação das pessoas que recorrem aos serviços da A2000.

De referir que a A2000 está, neste momento, certificada com o estatuto «EQUASS Assurance», o segundo mais alto deste processo de certificação.

No dia 20 de janeiro, reuniram-se os vários novos colaboradores, sobretudo com o intuito de os introduzir ao sistema de angariação de fundos da A2000, com o objetivo de os preparar para serem mais-valias num dos aspetos fundamentais na promoção do equilíbrio financeiro de uma instituição sempre em busca de novos e exigentes desafios e metas de crescimento.

Gonçalo Novais, Técnico

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content