A Palavra “Família” numa Perspetiva Diferente  

A palavra família designa afetividade, carinho, amor, união, respeito, apoio, educação, autoridade…esta palavra define-se como um conjunto de pessoas que possuem um grau de parentesco e que normalmente vivem num espaço comum. Mas a verdade é que existem vários tipos de famílias e podíamos escrever páginas e páginas sobre o tema, mas a verdade é que nós queremos falar de outro tipo de família… a “família de palavras”! já ouviram falar? Sabem o que é?

Nós, formandos do Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Tabuaço, estivemos na Componente de Linguagem e Comunicação a aprender o que é a família de palavras. É então um conjunto de palavras que se forma a partir de uma palavra “mãe”, de uma palavra primitiva. Este conjunto de palavras têm algo em comum porque partilham o mesmo radical. É uma inclusão de todas as palavras derivadas. Estas podem ser derivadas por sufixação (cria-se uma derivada a partir de um sufixo; chuv + iscar = chuviscar) ou por prefixação (cria-se uma palavra derivada a partir de um prefixo; des + leal = desleal).

Assim, numa das sessões de Linguagem e Comunicação fizemos uma atividade prática onde definimos várias palavras da mesma família da palavra “flor”. Lembrámo-nos assim das palavras “florir”; “flora”; “floral”; “florido”; “florescer”; “floreado”; “florada”. Pintámos uma flor com cores alegres e vivas que nos fazem lembrar o Verão, depois escrevemos as distintas palavras da mesma família de “flor” e por fim expusemos os nossos trabalhos na nossa sala de formação para ela ficar mais harmoniosa e colorida.

Curso 9 – Ação 1 –  Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sofia Barros, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content