A planificação e a concretização de trabalhos manuais  

Os formandos do Curso de Formação Contínua – Auxiliar Infantil, a decorrer em Armamar, iniciaram no decorrer do mês de abril 3 UFCD’S.

A UFCD 9637 – Planificação de Atividades Educativas com Crianças e Jovens tem uma componente teórica e uma componente de prática simulada. Nesta última, o objetivo é que os formandos planifiquem e depois concretizem várias e diversificadas atividades que poderão realizar com crianças/jovens no âmbito escolar. Assim, têm sido realizadas diversas atividades abordando vários temas ,tais como a primavera ou a Páscoa. Estas atividades são sempre definidas de acordo com os interesses dos clientes, pois é-lhes questionado o tipo de atividade que gostariam de aprender. Perante a opinião dos formandos, estas atividades são muito interessantes e estimulantes para eles, porque desenvolvem o espírito de grupo, trabalham a motricidade fina e a imaginação/criatividade, e o tempo passa muito mais rápido nas sessões.

Na UFCD 9638 – Processos de Comunicação com Crianças e Jovens, os formandos aprenderam que a boa comunicação é primordial para a eficácia de qualquer organização ou grupo, e que as falhas de comunicação são as principais fontes mencionadas como motivo para conflitos interpessoais. Aprenderam também que devemos manter a transparência na comunicação, pois falar disto não significa apenas ter clareza nas informações, mas estar aberto ao diálogo, saber ouvir e considerar as demandas vindas dos interlocutores. Ou seja, o objetivo é obter um bom fluxo de comunicação entre os intervenientes.

Na UFCD 9639 – Atividades do Quotidiano com Crianças e Jovens, abordou-se a planificação, as regras e rotinas de uma sala de jardim de infância e creche, entre outras coisas importantes.

Mas o que os formandos mais gostaram de fazer foi as várias atividades de expressão plástica. Os materiais utilizados foram, sempre que possível, reciclados de forma a promover a política dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), apelando para que os formandos se tornem cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

Os formandos referem estar a gostar muito desta formação e querem “continuar a aprender e a viver novas experiências”.

Ação 3 – Auxiliar Infantil

Sofia Barros e Raquel Santos, Formadoras

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content