A Poesia

Imagem ilustrativa com uma pena de escrever, óculos e um manuscrito enrolado

No dia 22 de dezembro, os formandos do curso 2 – ação 2 de Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, levou a cabo várias atividades que partiram da Componente Linguagem e Comunicação sob o tema “A Poesia”.

Para isso, começámos pela recolha de várias ideias prévias dos formandos sobre o que seria para eles a “poesia”. Resultando em várias respostas como o amor, quadras, rimas, é o poeta a falar…

Mais tarde, recorrendo aos conteúdos da Componente de Matemática para a Vida “Construção de Tabelas”, elaborámos uma tabela, explorando os conceitos de coluna e linha e, com a ligação que os formandos fizeram entre poesia e rima, preenchemos a tabela com exemplos de várias rimas, relacionadas principalmente com a época festiva em que nos encontrávamos, o Natal.

Posteriormente, lemos um texto informativo sobre as caraterísticas do texto poético e, com essa aprendizagem, fizemos a análise formal do poema “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões, por sugestão de um formando que conhecia alguns versos. Logo depois, foram apresentados em PowerPoint alguns poetas e poetisas que marcaram a poesia portuguesa.

De seguida, em grande grupo, redigimos um soneto (forma de poema trabalhada anteriormente) sobre o Natal, ao qual fizemos a análise formal, tendo em conta a temática do poema, a estrutura, o número de versos, o número de estrofes e o tipo de rima, e tentámos determinar as sílabas métricas de cada verso.

Por fim, o poema foi passado para um cartão, ilustrado e levado para a casa de cada um, de forma a que a poesia estivesse presente na noite de Natal.

Este curso decorre em Tabuaço ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Auxiliar de Serviços Gerais II – Tabuaço

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content