A Responsabilidade Social das Empresas

Em outubro, no âmbito do projeto “Alerta para a Empregabilidade “, continuamos a sensibilizar as empresas para o direito ao trabalho das Pessoas com deficiência.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma responsabilidade social fundamental das empresas e representa um enorme avanço para a sociedade. Ao oferecer oportunidades a esses profissionais, as organizações promovem a diversidade, enriquecem as suas equipas com diferentes experiências e talentos.

​Mas o que é a Responsabilidade Social das empresas?

A responsabilidade social refere-se ao compromisso voluntário das organizações em integrar práticas éticas, sociais e ambientais na sua gestão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

Essa prática traz inúmeros benefícios, como o fortalecimento da imagem da empresa, o aumento da motivação dos colaboradores e a criação de um clima organizacional mais positivo. Para que a inclusão aconteça de forma verdadeira, é essencial adaptar os espaços físicos e digitais, implementar políticas inclusivas e investir em formação e sensibilização de todas as pessoas da empresa.

Além disso, a contratação de pessoas com deficiência contribui para a redução do preconceito, o desenvolvimento de competências únicas e maior integração social desses profissionais, o que resulta em ganhos não só para a empresa, mas para toda a sociedade. Portanto, apostar na inclusão é construir um futuro mais igualitário, diverso e com mais oportunidades para todos.

Nesse sentido, no dia 3 de outubro do mês, a A2000 organizou um evento público para homenagear todas as empresas, autarquias e IPSS’s que deram uma oportunidade às PCDI’s, inserindo-as no mercado de trabalho, fosse através de Medidas Ativas de Emprego ou de Contrato de Trabalho, as quais homenageou com a entrega, respetivamente, de um certificado de entidade inclusiva e de uma medalha. O evento envolveu ainda um painel com dois representantes de duas entidades empregadoras (Museu do Douro (Peso da Régua) e Sta. Casa da Misericórdia de Armamar), dois ex-clientes da A2000 integrados e a Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (Acordo de Cooperação da A2000 com o IEFP). Cada um dos convidados deu o seu testemunho sobre a Inclusão Profissional e o impacto desta nas vidas da pessoa com incapacidade e nas próprias entidades, em termos de ambiente e organização do trabalho.

Neste evento foram homenageadas 87 entidades que integraram clientes da A2000 através de Medidas Ativas de Emprego – receberam um certificado – e 55 entidades que efetuaram contrato de trabalho com clientes da A2000 – receberam uma medalha. Estas 142 entidades integraram 203 clientes da A2000 nos últimos anos.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado laboral é uma decisão estratégica e ética que impulsiona o desempenho empresarial e contribui para o desenvolvimento sustentável e social.

“Alerta para a Empregabilidade” é um projeto cofinanciado pelo INR, que pretende divulgar as Medidas de Apoio do IEFP e diagnosticar a disponibilidade dos empresários para a integração profissional com recurso a essas Medidas; pretende também, esclarecer a comunidade em geral sobre o Direito ao Trabalho e, agraciar todas as entidades/empresas que têm colaborado com a A2000 na integração profissional de pessoas com alguma incapacidade.

Alexandra Santos, Técnica da A2000 

Notícias Relacionadas

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025

A ousadia de questionar e a nobreza de admitir um erro…

10 de Novembro, 2025

Município de Torre de Moncorvo integra profissionalmente o André Prado e o Daniel Jacob

10 de Novembro, 2025
Skip to content