A2000 – 11 anos a promover o desenvolvimento

Logotipo da A2000

No passado dia 7 de Setembro/2011, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 comemorou o seu 11.º Aniversário, intitulado “11 anos a promover o desenvolvimento”, com um almoço-convívio.

no qual estiveram presentes os elementos de Direcção e demais Órgãos Sociais, colaboradores, formandos, os senhores Presidente do Município de Santa Marta de Penaguião, Prof. Francisco Ribeiro; o Vice-Presidente, Sr. Luís Machado; o Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Sta. Marta de Penaguião, Eng. José Alberto Araújo; os senhores Presidentes das Freguesias de S. Miguel de Lobrigos, Aníbal Prior; Medrões, Paulo Mota e de Sever, Júlio Almeida; Comandante dos Bombeiros de Sta. Marta de Penaguião, Alfredo Borges; a Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade, Enf.ª Luísa Sequeira; em representação da Segurança Social, Dra. Inês Vilar; a Directora da Fundação Luís Vicente, Ana Maria Ribeiro; o representante da Fundação Carneiro Mesquita, José Silva, e o Director do Arquivo Distrital de Vila Real.
A ementa e confecção do almoço foram da responsabilidade dos formandos do curso de “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade” a decorrer no âmbito da Tipologia 6.2. – Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade do Programa Operacional Potencial Humano, sob orientação da formadora Manuela Santos.
Procedeu-se à realização do sorteio “10 anos a promover o desenvolvimento”, supervisionado pelo Sr. Presidente do Município de Sta. Marta de Penaguião, cujas receitas serão revertidas a favor dos projectos promovidos pela A2000.
O almoço decorreu num ambiente animado e de descontracção onde se partilharam experiências e relembraram momentos da história desta associação que, ao longo dos seus 11 anos de existência, tem trilhado caminhos difíceis de luta e pequenas conquistas que fortaleceram laços e ajudaram ao crescimento gradual, mas consolidado, de uma instituição que hoje se preconiza um dos pilares sociais do concelho.
Após o almoço, o Presidente da Direcção, António Ribeiro, agradeceu a presença de todos e, no seu discurso referiu que actualmente o conceito de Solidariedade mudou, hoje em dia ser solidário não se resume a preencher as necessidades básicas dos mais carenciados. Antes bastava dar o “peixe”, posteriormente entendeu-se que era necessário dar a “cana de pesca”, actualmente solidariedade é desenvolver competências para “pescar” e obter os melhores resultados. É neste âmbito que a A2000 se enquadra, promovendo o desenvolvimento através de projectos que incentivam a qualificação pessoal e profissional e que assentam na parceria entre várias entidades.
O Presidente da Direcção da A2000 homenageou ainda o Município de Sta. Marta de Penaguião e as Freguesias de S. Miguel de Lobrigos, Medrões e Sever, entregando uma medalha aos seus Presidentes, e enalteceu o trabalho desenvolvido em parceria na área social, no âmbito do projecto “Gabinete Psicossocial”, o que evidencia uma visão real e moderna das problemáticas sociais do concelho.
Na sua dissertação, o Presidente do Município de Santa Marta de Penaguião, felicitou a A2000 pelo trabalho desenvolvido, realçando a importância desta associação nos tempos difíceis que se avizinham, por isso, incentivou os presentes à procura e aquisição de novas competências.
Sendo os clientes a sua razão de existência, os formandos presentes não ficaram indiferentes à data comemorativa e agradeceram o apoio que tem sido dado por esta instituição apresentando textos da sua autoria alusivos ao trabalho realizado pela A2000.
No ano de 2011, a A2000 completou 11 anos de luta, conquistas e vitórias. Sendo esta uma instituição de cariz social trabalha diariamente em prol da melhoria contínua, procurando a plena satisfação dos seus clientes.
A A2000 agradece ao Sr. José Rodrigues pela cedência das instalações para a realização deste almoço-convívio.

Sofia Pereira, Relações Públicas

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content