A2000 – 14 anos de crescimento e expansão

Presidente da A2000 e presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião conversam à mesa de almoço convívio

Alargamento da zona intervenção a outros distritos 

Constituída a 7 de setembro de 2000 como Instituição Particular de Solidariedade Social, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 comemorou o 14.º Aniversário da sua fundação no dia 8 de setembro do ano em curso.

Para festejar esta data tão significativa, a A2000 realizou um almoço convívio no Fórum de Atividades de Santa Marta de Penaguião, no qual estiveram presentes o total de 170 pessoas. 

Esta instituição comemorou também uma nova fase em que vê a sua Missão expandir-se a novos horizontes, ministrando Formação Profissional, ao abrigo do POPH / IEFP, cofinanciada pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português, nos concelhos de Baião, Resende, Chaves e Montalegre, além da formação que já decorre em Santa Marta de Penaguião, desde o ano de 2001.

A comemoração deste 14.º aniversário teve um “sabor especial”, pois foi abrilhantada por um variado espetáculo de dança, música e teatro apresentado pelos formandos dos cursos “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade” dos diversos locais onde decorre a formação profissional. 

A A2000 é uma instituição que preza pela atitude, trabalho, empenho e dedicação em prol das pessoas que, de uma ou outra forma, acumulam fragilidades. É pela qualidade do trabalho e empenho dos seus colaboradores e parceiros que, mais uma vez, o Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, distinguiu as pessoas que, no último ano, se destacaram pelo compromisso e dedicação, entregando uma medalha da A2000, como forma de reconhecimento, ao Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Dr. Alberto Pereira, pelo apoio prestado ao longo dos últimos anos; ao Presidente da Junta de Freguesia de Fontes, Sr. Hugo Sequeira, pela parceria estabelecida no presente ano para apoio aos idosos da freguesia; e às colaboradoras Lara Carnide (Coordenadora Pedagógica); Manuela Santos (Formadora); Sofia Pereira (Secretária da Direção) e Elisabete Oliveira (Assistente Administrativa) pelo compromisso com missão da instituição.

Na sua intervenção, o Presidente da Direção da A2000 agradeceu a presença de todos e referiu “acreditar que a A2000 conseguirá ajudar mais pessoas e que o próximo passo será chegar a outros distritos do norte interior”. No que diz respeito ao concelho, salientou o compromisso/parceria com o Município de Santa Marta de Penaguião em alargar as intervenções nas freguesias do concelho pela implementação dos espaços de convívio; felicitou também a representante do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, e salientou a importância de diligenciar no sentido de se aumentar o acordo de cooperação na valência Intervenção Precoce. O Presidente da Direção terminou, agradecendo o trabalho dos colaboradores, voluntários e órgãos sociais que “de forma esforçada, criativa, inovadora e incansável, constroem todos os dias soluções para os problemas dos clientes da A2000”. 

Estiveram presentes as seguintes entidades / individualidades: da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião: o Presidente, Dr. Luís Machado; a Vice-Presidente, Dra. Sílvia Silva; e os Vereadores, José Moreira e Aníbal Prior; da Câmara Municipal de Mesão Frio: o Presidente, Dr. Alberto Pereira; Adjunta de Gabinete de Apoio ao Presidente, Dra. Marisa Carreira; da Câmara Municipal de Montalegre: a Vereadora em Regime de Tempo Inteiro Dra. Maria de Fátima; da Câmara Municipal de Baião: Assessora da Vereadora de Ação Social, Dra. Susana Monteiro; do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real: Diretora do Núcleo de Infância e Juventude, Dra. Madalena de Sousa; os Presidentes das Freguesias de Santa Marta de Penaguião: Freguesia de Sever, Júlio Almeida; Fontes, Hugo Sequeira; União das Freguesias de Louredo e Fornelos, Manuel Pinto; União das Freguesias de Lobrigos (São Miguel e São João) e Sanhoane, Fernando Moreira; o Presidente da Freguesia de Oliveira – Mesão Frio, Fernando Correia; o Presidente da Assembleia Municipal de Santa Marta de Penaguião e Presidente do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, Eng.º José Alberto; o Coordenador do Serviço Local de Segurança Social, Sr. António Araújo; o Comandante do Posto da GNR de Santa Marta de Penaguião, 2º Sargento – Alcino Costa; as IPSS’s presentes: Fundação Asilo Luís Vicente, Dra. Inês Pereira e Ana Maria Ribeiro; Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos, Dra. Ana Gouveia; Presidente da Direção da Casa do Povo de Vilarandelo, (e representante da UDIPSS – Vila Real), Dr. Normando Alves; Membros dos Órgãos Sociais, colaboradores, formandos e clientes, doadores e amigos da A2000.

A A2000 agradece: ao Município de Santa Marta de Penaguião pela cedência das instalações para a realização do almoço; ao Município de Montalegre pelo transporte dos formandos de Montalegre e Chaves; e às empresas doadoras da A2000 presentes: i9auto – automóveis; Publiserv – Publicidade e Serviços; HabiPenaguião Construções, Lda.; Restaurante Sto. António; Carfer – Representações, Lda.; Chipshop – Informática e Formação, Lda.; e MeNoNo – Mediadores no Norte.

Aurora Gouveia, Técnica da A2000

Ver mais…
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.840669459300232.1073741839.181619885205196&type=1

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content