A2000 ABRE ESPAÇO DE CONVÍVIO PARA PESSOAS IDOSAS NA SUA SEDE EM POIARES- PESO DA RÉGUA

Clientes dos Espaços de Convívio sentados em sala

Início das atividades presenciais

Foi com muita alegria e expectativa que se assinalou, no dia 13 de abril, o primeiro dia de atividades do Espaço de Convívio de Poiares, enquadrado no projeto “Viver sem Idade”, que promete trazer uma autêntica «revolução tecnológica» à população sénior da região.

Num dia que serviu para as apresentações do grupo e o estabelecimento de laços iniciais entre as pessoas presentes, as técnicas Paula Conceição e Joana Alves, que fizeram as honras de receber os (para já!) sete elementos do novo grupo, fizeram uma avaliação muito positiva deste primeiro dia. “Receber novos clientes e dar início a atividades de projetos aos quais damos tanto de nós traz-nos sempre um entusiasmo acrescido e um nervoso miudinho próprio de quem deseja o sucesso destes projetos. E a verdade é que o primeiro dia correu muito bem. Durante a sessão, fizeram-se as apresentações das pessoas e do projeto, mostraram-se fotografias de outros espaços para que o grupo tivesse uma ideia concreta do tipo de atividades que vão fazer e procedeu-se à inscrição das pessoas. Depois destas pequenas formalidades, quisemos criar um momento de partilha, em que nos inteirámos das expectativas de cada um dos clientes relativamente ao Espaço de Convívio. A oportunidade de conviver com outras pessoas e sair de casa e a possibilidade de experimentar atividades novas foram as grandes motivações da adesão dos clientes, que até se prontificaram a trazer mais gente para o grupo. No decorrer da conversa, sentimos que todos se começaram a sentir mais à vontade, e até uma das senhoras cantou e declamou um poema! Foi um momento muito bonito e surpreendente, que nos faz acreditar que este Espaço de Convívio será um sucesso!”, afiançaram. Destaque-se que estas pessoas são provenientes das localidades: Poiares, Ceara e Vila Seca de Poiares.

Para o presidente da A2000, António José Ribeiro, a abertura deste novo Espaço de Convívio em Poiares é mais um sinal do crescimento e vitalidade da instituição mesmo em tempos difíceis. “Mesmo nos tempos que correm, que tanto têm exigido de nós, a A2000 não para de crescer e tem agora um novo grupo em Poiares de uma resposta que tanto acarinhamos, como é o caso dos Espaços de Convívio. Estamos certos de que as atividades irão correr pelo melhor e que contribuiremos não só para combater o isolamento destas pessoas como também para o desenvolvimento de certas competências, a par da promoção de um envelhecimento mais ativo e saudável. Deixo um agradecimento à equipa da A2000, à União de Freguesias de Poiares e Canelas e ao Centro Social e Paroquial D. Manuel Vieira de Matos”, sublinhou.

O projeto “Viver Sem Idade” é dinamizado pela A2000 e tem como financiador principal o Banco BPI e Fundação “la Caixa”. Este projeto consiste no acesso às novas tecnologias, jogos de realidade virtual, estimulação cognitiva, comunicação virtual e apoio domiciliário individualizado.

Os Espaços de Convívio da A2000 decorrem nos concelhos de Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião. Tem como parceiros no Concelho de Peso da Régua: a União de Freguesias de Poiares e Canelas, o Centro Social e Paroquial D. Manuel Vieira de Matos, a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; no Concelho de Santa Marta de Penaguião: Município de Santa Marta de Penaguião; União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; Freguesia de Fontes.

Gonçalo Novais Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content