A2000 arranca com o Projecto de Formação para a Inclusão no Peso da Régua

Logotipo da A2000

Tipologia de Intervenção 6.1. – Formação para a Inclusão – POPH

No dia 14 de Junho, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, iniciará a primeira acção de formação prevista, no âmbito da Tipologia de Intervenção 6.1. – Formação para a Inclusão, ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), para o concelho do Peso da Régua, nas Instalações da School House, cujos fundamentos teóricos e práticos incidirão na temática “Treino de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal”.

A acção terá duração de 110 horas e os objectivos gerais passam pelo desenvolvimento da capacidade de auto-análise e dos comportamentos de relacionamento interpessoal e de situações de conflito, aquisição de conhecimentos sobre os direitos civis e de conhecimentos de forma a tomar decisões pessoais e profissionais mais responsáveis, ponderadas e conscientes, assim como a aplicação de estratégias de procura de emprego, atendendo ao tipo de oferta.

A Tipologia de Intervenção 6.1. – Formação para a Inclusão, tem como principal objectivo a promoção do desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais junto de grupos excluídos ou socialmente desinseridos, tendo em vista a aquisição de capacidades que lhes permitam integrar ou concluir acções de formação que confiram certificação e/ou a reintegração no mercado de trabalho.

A A2000 irá desenvolver um total de seis acções dirigidas a pessoas com particulares dificuldades no acesso ao sistema de ensino/formação, nomeadamente as que provenham de meios particularmente desfavorecidos, famílias desestruturadas, que apresentem percursos pessoais problemáticos e pertencentes a grupos excluídos e ou desfavorecidos.

Desta forma, as acções que se realizarão para as crianças maiores de 12 anos e jovens até aos 17 anos direccionam-se para “O Corpo como Instrumento de Comunicação”e “Tomada de Decisão Vocacional e Profissional”, com o objectivo de estimular a comunicação e o uso do corpo como expressão, bem como a promoção de competências pessoais de decisão e escolha profissional.

Para os jovens e adultos desempregados irá implementar-se um conjunto diversificado de acções que vão desde o referido “Treino de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal”, “Resolução de Conflitos”, “Gestão Doméstica” e “Instalação e Operação de Sistemas Informáticos”.

Relativamente ao curso de “Resolução de Conflitos”, pretende-se trabalhar junto dos indivíduos aspectos fundamentais associados às diferentes componentes de carácter relacional e comportamental, lançando pontes para a aquisição de uma melhor perspectiva face a tudo o que nos rodeia e, consequentemente, maior tolerância face às exigências do seu dia-a-dia.

A acção de “Gestão Doméstica”, como complemento das acções anteriormente desenvolvidas surge da necessidade para a gestão financeira, de recursos materiais e consumíveis tendo em conta as regras ecológicas, de saúde (cuidados básicos), a formação para consciencialização da igualdade de oportunidades no seio da família e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na gestão familiar.

Por último irá desenvolver-se uma acção de “Instalação e Operação de Sistemas Informáticos” cujas unidades programáticas são Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD’s), retiradas do Catálogo para a Qualificação da Agência Nacional para a Qualificação, o que concede a vantagem de serem reconhecidas para posteriormente obterem a concessão de uma certificação de qualificação profissional.

Este projecto envolve uma equipa multidisciplinar de acompanhamento centrada na concretização dos objectivos estabelecidos. Para se alcançar um trabalho de qualidade está prevista a cooperação entre várias entidades locais: Junta de Freguesia de Godim, Serviço Local de Segurança Social do peso da Régua e Gabinete de Inserção Profissional do Peso da Régua,  reforçando, uma vez mais, a importância do trabalho em rede.

Notícias Relacionadas

A A2000 transforma sonhos em vida…

10 de Setembro, 2024

Integração Profissional

10 de Setembro, 2024

Avaliação dos stakeholders da A2000

10 de Setembro, 2024
Skip to content