A2000 arranca com o Projecto de Formação para a Inclusão no Peso da Régua

Logotipo da A2000

Tipologia de Intervenção 6.1. – Formação para a Inclusão – POPH

No dia 14 de Junho, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, iniciará a primeira acção de formação prevista, no âmbito da Tipologia de Intervenção 6.1. – Formação para a Inclusão, ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), para o concelho do Peso da Régua, nas Instalações da School House, cujos fundamentos teóricos e práticos incidirão na temática “Treino de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal”.

A acção terá duração de 110 horas e os objectivos gerais passam pelo desenvolvimento da capacidade de auto-análise e dos comportamentos de relacionamento interpessoal e de situações de conflito, aquisição de conhecimentos sobre os direitos civis e de conhecimentos de forma a tomar decisões pessoais e profissionais mais responsáveis, ponderadas e conscientes, assim como a aplicação de estratégias de procura de emprego, atendendo ao tipo de oferta.

A Tipologia de Intervenção 6.1. – Formação para a Inclusão, tem como principal objectivo a promoção do desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais junto de grupos excluídos ou socialmente desinseridos, tendo em vista a aquisição de capacidades que lhes permitam integrar ou concluir acções de formação que confiram certificação e/ou a reintegração no mercado de trabalho.

A A2000 irá desenvolver um total de seis acções dirigidas a pessoas com particulares dificuldades no acesso ao sistema de ensino/formação, nomeadamente as que provenham de meios particularmente desfavorecidos, famílias desestruturadas, que apresentem percursos pessoais problemáticos e pertencentes a grupos excluídos e ou desfavorecidos.

Desta forma, as acções que se realizarão para as crianças maiores de 12 anos e jovens até aos 17 anos direccionam-se para “O Corpo como Instrumento de Comunicação”e “Tomada de Decisão Vocacional e Profissional”, com o objectivo de estimular a comunicação e o uso do corpo como expressão, bem como a promoção de competências pessoais de decisão e escolha profissional.

Para os jovens e adultos desempregados irá implementar-se um conjunto diversificado de acções que vão desde o referido “Treino de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal”, “Resolução de Conflitos”, “Gestão Doméstica” e “Instalação e Operação de Sistemas Informáticos”.

Relativamente ao curso de “Resolução de Conflitos”, pretende-se trabalhar junto dos indivíduos aspectos fundamentais associados às diferentes componentes de carácter relacional e comportamental, lançando pontes para a aquisição de uma melhor perspectiva face a tudo o que nos rodeia e, consequentemente, maior tolerância face às exigências do seu dia-a-dia.

A acção de “Gestão Doméstica”, como complemento das acções anteriormente desenvolvidas surge da necessidade para a gestão financeira, de recursos materiais e consumíveis tendo em conta as regras ecológicas, de saúde (cuidados básicos), a formação para consciencialização da igualdade de oportunidades no seio da família e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na gestão familiar.

Por último irá desenvolver-se uma acção de “Instalação e Operação de Sistemas Informáticos” cujas unidades programáticas são Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD’s), retiradas do Catálogo para a Qualificação da Agência Nacional para a Qualificação, o que concede a vantagem de serem reconhecidas para posteriormente obterem a concessão de uma certificação de qualificação profissional.

Este projecto envolve uma equipa multidisciplinar de acompanhamento centrada na concretização dos objectivos estabelecidos. Para se alcançar um trabalho de qualidade está prevista a cooperação entre várias entidades locais: Junta de Freguesia de Godim, Serviço Local de Segurança Social do peso da Régua e Gabinete de Inserção Profissional do Peso da Régua,  reforçando, uma vez mais, a importância do trabalho em rede.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content