A2000 assina acordo de colaboração com Município de Carrazeda de Ansiães  

Com o objetivo de disponibilizar vários serviços promotores da integração socioprofissional de pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI) no concelho de Carrazeda de Ansiães, foi assinado um protocolo de colaboração entre a A2000 e a autarquia local para o presente ano de 2022, com possibilidade de renovação futura.

Naquela que é para já a única parceria com municípios do distrito de Bragança, o presidente da A2000, António Ribeiro, explica em que consistirá o acordo agora estabelecido. “O que se pretende fazer em Carrazeda de Ansiães é começar por realizar o mapeamento e respetivo diagnóstico de necessidades do concelho no respeitante à realidade enfrentada pelas PCDI no âmbito da sua integração na sociedade. Mediante os dados obtidos faremos as candidaturas aos programas operacionais e de financiamento, e ao Centro Distrital de Segurança Social de Bragança, de todas as ações que se enquadrem nas respostas sociais destinadas aos futuros clientes da A2000 neste concelho, para licenciamento e financiamento. Paralelamente a isto, iremos trabalhar na apresentação de propostas para a realização de ações e projetos inovadores, capazes de dirimir as barreiras à cidadania e à plena inclusão do nosso público-alvo na sociedade”, referiu.

Nas suas declarações, António Ribeiro enalteceu ainda o sinal de compromisso dado pela autarquia de Carrazeda de Ansiães na disponibilização de recursos para que a parceria seja bem-sucedida. “Enquanto instituição que faz da Competência, Compromisso, Respeito e Inclusão os seus valores organizacionais e da Solidariedade e da Dignidade da Pessoa Humana os seus princípios éticos, a A2000 preocupa-se em garantir que os territórios da sua área de abrangência são locais de inclusão, capazes de dar oportunidades a quem delas precise para viver com mais qualidade. Neste sentido, é muito positivo assinalar a disponibilidade da Câmara Municipal de ceder duas salas de formação e um gabinete técnico necessários à realização das ações formativas e outras, de acordo com as candidaturas e projetos apresentados; suportar todos os gastos com eletricidade, água e demais despesas inerentes à utilização das instalações; facilitar o acesso gratuito aos serviços e equipamentos municipais no âmbito das iniciativas realizadas; e facultar recursos financeiros e logísticos que contribuam para que estas ações atinjam os objetivos definidos. Acreditamos que esta recetividade se traduzirá num impacto positivo na qualidade de vida das PCDI no concelho e que conseguiremos fazer de Carrazeda de Ansiães uma comunidade mais inclusiva!”, concluiu.

O presente acordo entre a A2000 e a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães teve início a 2 de janeiro deste ano e tem o seu fim a 31 de dezembro, sendo renovável por iguais períodos mediante avaliação e acordo entre as partes.

Gonçalo Novais,

Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content