A2000 em Formação Interna

Equipa da A2000 em formação interna

No passado dia 1 de agosto de 2019, teve lugar na sede da A2000 uma ação de formação promovida pela ASSOL, sobre o Planeamento Centrado na Pessoa (PCP).

O que daqui resultou foi um dia dinâmico e de aprendizagem sobre esta abordagem humanista e que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência nas suas comunidades.

Para a implementação desta abordagem recorre-se ao PATH (Planning Alternative Tomorrows with Hope). A aplicação desta ferramenta requer uma preparação prévia, em que a pessoa apoiada elege alguém que lhe é mais próximo e capaz de o apoiar neste percurso. À pessoa e ao grupo, vão sendo colocadas as várias questões, reforçando as respostas para que fiquem claros não só os objetivos a alcançar, mas também o papel de cada um. O PATH é um processo constituído por 8 passos com uma sequência definida que permite ir visualizando o percurso pretendido entre uma situação presente e o futuro desejado. Tudo vai sendo registado graficamente num cartaz de grandes dimensões (3m/1,5m), que, após concluído, é entregue ao cliente.

Esta ferramenta tem um foco positivista, em que tudo o que é registado é tido como o melhor que pode acontecer e procura passar ideais otimistas para o grupo, reforçando-o, reafirmando-o e recarregando-o de energia.

Apesar de tudo, reforçou-se o facto de o PATH, apesar de útil e de se tratar de uma ferramenta valiosa de apoio social, não se enquadra em todos os casos. Em exemplos em que a pessoa apoiada tem graves problemas de comunicação e/ou não tem um grupo de apoio estruturado, o PATH perde os seus principais suportes de funcionamento.

Em suma, foi um dia de aprendizagem e de troca de experiências, do qual resultaram novas aquisições capazes de melhorarem o trabalho desenvolvido com os clientes.

Daniel Carvalho, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content