A2000 em Formação Interna

Colaboradores da A2000

No passado dia 4 de março, todos os colaboradores da A2000 estiveram presentes na sede da A2000 para uma formação interna subordinada ao tema clarificação e formalização dos procedimentos.

Foi um dia de partilha de conhecimentos, experiências, metodologias de trabalho, etc.

Os colaboradores ficaram divididos numa primeira parte em dois grupos, distribuindo-se pelas funções que desempenham. Um grupo focou-se na clarificação e formalização dos procedimentos do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (PCDI)); e o outro grupo focou-se na clarificação e formalização dos procedimentos da Formação Profissional dirigida a PCDI  .

Antes da hora do almoço, o Presidente da Direção, António Ribeiro exibiu uma apresentação em PowerPoint com uma explicação detalhada dos vários métodos de angariação, retirando as dúvidas e dando sugestões de abordagem que os colaboradores possam utilizar. Nessa mesma apresentação expôs os valores angariados nos últimos 3 anos onde se debateu em conjunto os pontos mais e menos fortes relativamente à angariação de fundos.

Já da parte de tarde, num ambiente mais descontraído e propício para a partilha mais informal de opiniões/experiências, adotou-se  a metodologia “World Café”. Distribuídos em vários grupos com diferentes pessoas, os colaboradores tiveram a oportunidade de abordar 4 patologias distintas nas diversas mesas.

As patologias abordadas direcionaram-se às problemáticas de Deficiência Cognitiva, Epilepsia – dinamizada pela Psicóloga Nídia Correia -, Doenças Psiquiátricas – dinamizada pela Psicóloga Joelma Monteiro -, Deficiências motoras/neurológicas – dinamizada fisioterapeuta Ana Sofia Correia -, Epilepsia – dinamizada pela Psicóloga Marina Teixeira – e Perturbações da Fala e Linguagem – dinamizada pela Terapeuta da Fala Tamára Ramos. O esclarecimento das características de cada patologia, como trabalhar com elas, bem como intervir e saber qual o papel de cada um nessa intervenção, foi o foco do “World Café”.

Em suma, para além de uma elucidação mais clara de cada tema, retirou-se a importância de pedir o apoio/colaboração dos nossos colegas especializados nas áreas em questão. Quando  se tem acesso a informações que nos são estranhas por parte dos nossos clientes.

“Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer, é preciso também agir”  Goethe

Kelly Guedes e Fabiana Almeida, Técnicas da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content