A2000 festeja 10.º Aniversário

Logotipo da A2000

A A2000 festejou o seu 10.º Aniversário, no dia 7 de Setembro, com um almoço-convívio no qual estiveram presentes os seus colaboradores, formandos, órgãos sociais e o Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Prof. Francisco Ribeiro e o Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel de Lobrigos, senhor Aníbal Prior.

A ementa e sua confecção foi pensada e elaborada pelos formandos dos cursos de “Serviços de Hotelaria e Restauração” e de “Serviços Pessoais e à Comunidade”, a decorrer no âmbito da Tipologia 6.2. – Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, do Programa Operacional Potencial Humano. Deste modo, valorizaram-se os recursos humanos e materiais disponíveis nesta Associação.

O almoço decorreu num ambiente animado e de descontracção onde se partilharam experiências e relembraram momentos da história desta instituição que, apesar de curta, trilhou caminhos difíceis de luta e pequenas conquistas que fortaleceram laços e ajudaram ao crescimento gradual, mas consolidado, de uma instituição que hoje se preconiza um dos pilares sociais do concelho.

Após o almoço, o Presidente da Direcção, António Ribeiro, felicitou os presentes pela participação no evento e realçou o espírito de amizade que se vive no dia-a-dia desta Associação e que se demonstra na união de todos os seus elementos. “O conceito de Solidariedade mudou e hoje em dia ser solidário não se resume a preencher as necessidades básicas dos mais carenciados, mas também a apoiar e incentivar ao seu desenvolvimento e qualificação pessoal, sendo este o propósito pelo qual trabalhamos e melhoramos continuamente os nossos serviços”, discursou o Presidente.

Numa dissertação breve, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, recordou o momento no qual acolheu esta Associação, ainda em projecto e como encaminhou os seus jovens mentores para a Junta de Freguesia de S. Miguel de Lobrigos, por considerar que o Presidente desta poderia dar suporte no seu arranque. Referiu os tempos difíceis pelos quais a economia portuguesa atravessa e, por isso, incentivou os presentes à procura e aquisição de novas competências. Salientou a importância de instituições como a A2000, principalmente nestes momentos “em que os nossos recursos começam a escassear”.

A A2000 foi fundada no dia 7 de Setembro do ano de 2000, constituída por dezanove pessoas que, em conjunto com o Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel Lobrigos, Sr. Anibal Prior, proporcionaram a concretização e progressão de um trabalho social especializado e direccionado, neste concelho. Hoje a A2000 conta com mais de 20 colaboradores permanentes e demais formadores necessários no decorrer das formações. No ano transacto procedeu-se ao melhoramento e alargamento das instalações atingindo assim um nível elevado de qualidade, no que concerne às infra-estruturas disponíveis para a concretização dos nossos projectos.

No ano de 2010, a A2000 perfaz dez anos de luta, conquistas e vitórias que pretende prolongar para alcançar todos os objectivos traçados. Sendo esta uma instituição de cariz social, nunca esquece que o importante são as pessoas e o seu bem-estar.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content