A2000 forma futuros Carpinteiros

Logotipo da A2000

No dia 6 de Outubro, na Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, iniciou-se o Curso de Carpintaria – B1, de dupla certificação, com equivalência ao 4º ano e Nível 1 de Formação Profissional, ministrado no âmbito da Tipologia de Intervenção 2.2. – Educação e Formação de Adultos (EFA), ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), em Santa Marta de Penaguião.

O Curso, composto por uma turma de quinze formandos, oriundos do concelho de Santa Marta de Penaguião e Régua, com idades compreendidas entre os 30 e os 58 anos de idade, terá duração de 790 horas das quais, 400 horas são destinadas à formação nas áreas de Competências-Chave (Matemática para a Vida, Linguagem e Comunicação, Tecnologias de Informação e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade) e 350 horas de Formação Tecnológica na área da Carpintaria. As restantes 40 horas, decorridas no período inicial do curso, são geridas pela Mediadora e visam desenvolver metodologias pessoais de aprendizagem. A Mediadora, através de dinâmicas de grupo, cria situações que reforçam a auto-confiança e desenvolvem a interacção, promovendo as relações de cooperação por forma a reforçar a capacidade de integração e trabalho em equipa.

O objectivo geral deste curso é certificar os 15 formandos com o 4.º ano de escolaridade, visando simultaneamente a aquisição de competências para a execução, montagem, reparação e o estabelecimento de elementos construtivos em madeira e seus derivados, utilizando ferramentas eléctricas/manuais e máquinas ferramenta, elevando, deste modo, os níveis de habilitação escolar e profissional.

Relembramos que, os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) têm por objectivo principal a elevação dos níveis de habilitação escolar e profissional (formação de dupla certificação) a adultos não qualificados ou sem qualificação adequada, para efeitos de inserção no mercado de trabalho e que não tenham concluído a escolaridade básica de quatro, seis ou nove anos, ou o ensino secundário.

Este Curso envolve uma equipa multidisciplinar (cinco formadores e uma Mediadora), centrada na concretização do objectivo geral do curso e nos específicos de cada unidade de competência. Contudo, conforme as necessidades pessoais demonstradas pelos formandos poderá recorrer-se ao Psicólogo ou Técnico de Serviço Social, cujas intervenções visam a colaboração na resolução de problemas pessoais dos formandos que, de alguma forma, interferem no seu desempenho/aprendizagem. O objectivo é que os formandos reúnam condições psicossociais básicas para poderem efectuar uma aprendizagem plena e consistente.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content