A2000 forma futuros Carpinteiros

Logotipo da A2000

No dia 6 de Outubro, na Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, iniciou-se o Curso de Carpintaria – B1, de dupla certificação, com equivalência ao 4º ano e Nível 1 de Formação Profissional, ministrado no âmbito da Tipologia de Intervenção 2.2. – Educação e Formação de Adultos (EFA), ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), em Santa Marta de Penaguião.

O Curso, composto por uma turma de quinze formandos, oriundos do concelho de Santa Marta de Penaguião e Régua, com idades compreendidas entre os 30 e os 58 anos de idade, terá duração de 790 horas das quais, 400 horas são destinadas à formação nas áreas de Competências-Chave (Matemática para a Vida, Linguagem e Comunicação, Tecnologias de Informação e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade) e 350 horas de Formação Tecnológica na área da Carpintaria. As restantes 40 horas, decorridas no período inicial do curso, são geridas pela Mediadora e visam desenvolver metodologias pessoais de aprendizagem. A Mediadora, através de dinâmicas de grupo, cria situações que reforçam a auto-confiança e desenvolvem a interacção, promovendo as relações de cooperação por forma a reforçar a capacidade de integração e trabalho em equipa.

O objectivo geral deste curso é certificar os 15 formandos com o 4.º ano de escolaridade, visando simultaneamente a aquisição de competências para a execução, montagem, reparação e o estabelecimento de elementos construtivos em madeira e seus derivados, utilizando ferramentas eléctricas/manuais e máquinas ferramenta, elevando, deste modo, os níveis de habilitação escolar e profissional.

Relembramos que, os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) têm por objectivo principal a elevação dos níveis de habilitação escolar e profissional (formação de dupla certificação) a adultos não qualificados ou sem qualificação adequada, para efeitos de inserção no mercado de trabalho e que não tenham concluído a escolaridade básica de quatro, seis ou nove anos, ou o ensino secundário.

Este Curso envolve uma equipa multidisciplinar (cinco formadores e uma Mediadora), centrada na concretização do objectivo geral do curso e nos específicos de cada unidade de competência. Contudo, conforme as necessidades pessoais demonstradas pelos formandos poderá recorrer-se ao Psicólogo ou Técnico de Serviço Social, cujas intervenções visam a colaboração na resolução de problemas pessoais dos formandos que, de alguma forma, interferem no seu desempenho/aprendizagem. O objectivo é que os formandos reúnam condições psicossociais básicas para poderem efectuar uma aprendizagem plena e consistente.

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content