A2000 inicia ano bombástico

Colaboradores e Direção da A2000 com o Executivo da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião

No dia 7 de janeiro de 2014, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 contou com a presença do Executivo da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião (Presidente da Câmara, Luís Machado; a Vice-Presidente, Sílvia Silva e o Vereador, José Moreira), na divulgação da aprovação da candidatura apresentada à Tipologia de Intervenção 6.2 “Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade” do Eixo 6 “Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social” do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).

A A2000 foi notificada, no dia 6 de janeiro, da decisão de deferimento/aprovação da referida candidatura, à qual se candidatou para alargar a formação profissional, no ano de 2014, aos concelhos de Baião, Resende, Chaves e Montalegre, abrangendo um total de 90 formandos e um volume total de formação de 93 822 horas, incluindo a formação que já decorre em Santa Marta de Penaguião.

A A2000 aceitou o desafio de ministrar formação profissional nos 4 concelhos referidos, os quais não possuem esta resposta de apoio às pessoas com deficiência ou incapacidade. Saliente-se que, no ano 2013, a A2000 conseguiu integrar no mercado normal de trabalho de 67% dos seus formandos (em 2012 a taxa de integração foi de 89%).

A A2000 propôs a execução de 10 ações de formação, com o objetivo de promover a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais junto de um grupo populacional socialmente desfavorecido, tendo em vista a sua integração socioprofissional.

Desta forma, a A2000 alarga a sua área de intervenção, operando em três distritos diferentes – Vila Real, Viseu e Porto, viabilizando o âmbito regional estatutário, e assumindo-se como agente de mudança e desenvolvimento na construção de uma sociedade mais consciente e integradora, nomeadamente das pessoas com deficiência ou incapacidade.

O Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, referiu que, tal como previsto, o ano 2014 será “bombástico e brutal” para os clientes da A2000 porque a acumular com a aprovação desta candidatura, foi também aprovada a candidatura apresentada à Tipologia de Intervenção (POPH) 6.4 “Qualificação dos Serviços e Organizações”.

Esta última candidatura visa a execução de ações de formação profissional e de sensibilização para os profissionais da área da reabilitação das entidades formadoras da região do Douro – NUT III, com o objetivo de qualificar/aumentar competências que contribuam para o aumento da qualidade de vida das pessoas com deficiência e incapacidade.

Acrescente-se ainda que, da parceria com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e freguesias, resultará o alargamento do projeto denominado “Oficina dos Sorrisos” (destinado a pessoas com deficiência grave), marcando clara e inequivocamente a influência determinante para a celebração do Acordo de Cooperação com a Segurança Social, para o financiamento do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). 

A A2000 aguarda ainda a aprovação de outras candidaturas, cujos destinatários diretos são as pessoas que acumulam vários fatores de desfavorecimento.

Sofia Pereira, A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content