A2000 promove Ciclo de Conferências

Logotipo da A2000

A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, Entidade Promotora e Executora do projecto “Sorrisos”, executado ao abrigo da Medida 2 do Programa Progride (Programa para a Inclusão e Desenvolvimento), co-financiado pela Segurança Social, promoveu nos dias 6, 7 e 8 de Maio, em Santa Marta de Penaguião, o “Ciclo de Conferências do Projecto Sorrisos” e a “Mostra de Projectos de Trabalho em Rede de Trás-os-Montes”.

O referido projecto, dirigido às crianças e jovens em risco do concelho de Santa Marta de Penaguião, em execução desde Maio de 2006, conta com a parceria de 33 entidades do concelho de Santa Marta de Penaguião, designadamente: Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social; Agrupamento Vertical de Escolas de Sta. Marta Penaguião; Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 687 N. Sra. do Viso; Fundação Dr. Carneiro Mesquita; Coordenação Educativa de Vila Real – DREN; Associação Comercial e Industrial dos Concelhos do P. Régua, Sta. Marta Penaguião e Mesão Frio; Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião; Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião; Caves Santa Marta – Vinhos e Derivados C.R.L.; Centro Social e Paroquial de Sta Eulália; Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos; Associação Desportiva e Cultural de Sta. Marta de Penaguião; Asilo Luís Vicente; Rádio Santa Marta; Grupo de Jovens “Nova Geração”; Associação Juvenil “Golfinhos da Paz”; Grupo de Jovens “Raios de Sol”; Juntas de Freguesia: S. Miguel de Lobrigos, S. João de Lobrigos, Sever, Sanhoane, Medrões, Louredo, Cumieira, Fontes, Fornelos, Alvações do Corgo; CRI – Centro de Respostas Integradas; Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN); Guarda Nacional Republicana de Santa Marta de Penaguião; Bombeiros Voluntários de Santa Marta de Penaguião; e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O objectivo geral do projecto, utilizando uma metodologia sistémica e ecológica, é: “apoiar as crianças/jovens e seus agregados, proporcionando-lhes oportunidades de aquisição de competências a três níveis: “Saber Ser”, “Saber Fazer” e “Saber Aprender””.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Francisco Ribeiro, fez a sessão de abertura do Ciclo de Conferências elogiando a iniciativa e proferindo palavras de motivação e empenho a todos os presentes, aproveitando para salientar o papel de relevo que a A2000 tem no desenvolvimento do concelho.

No Ciclo de Conferências participaram 35 pessoas, oriundas de várias localidades da região, entre as quais técnicos de serviço social, estudantes universitários bem como técnicos ligados à área do trabalho social em rede. A exposição e discussão dos temas propostos tiveram como principal referência a experiência individual dos presentes e as expectativas partilhadas no âmbito do trabalho social.

O referido Ciclo de Conferências mereceu o elogio de todos os que nele participaram, referindo-se não só à riqueza dos conteúdos abordados, como também ao cariz dinâmico adoptado, realçando um conjunto de factores técnicos e relatos reais das práticas de trabalho.

A par do Ciclo de Conferências, decorreu a “Mostra de Projectos de Trabalho em Rede de Trás-os-Montes”, na qual participaram o Projecto de Intervenção Precoce, promovido e executado pela Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APC); o Projecto “Novos Rumos”, promovido pela Câmara Municipal de Alijó e executado pela Santa Casa da Misericórdia de Alijó; o programa “Pontes de Inclusão”, promovido e executado pela Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar, de Bragança; e o Programa “Mesão Frio Integra” promovido pela Câmara municipal de Mesão Frio e executado pela Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio; e o Projecto “Sorrisos”, cuja entidade promotora e executora é a A2000.

No terceiro e último dia do evento a Coordenadora do Projecto “Sorrisos”, Marina Teixeira, apresentou os resultados de 4 anos de trabalho. O encerramento esteve a cargo do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, que realçou a importância da execução de projectos desta natureza, enaltecendo o trabalho dos técnicos envolvidos e o contributo das entidades da Rede Social de Santa Marta de Penaguião, manifestando a disponibilidade da autarquia para, em conjunto com as entidades parceiras, dar continuidade às acções necessárias, viabilizando a continuidade do Projecto Sorrisos.

Da parte da tarde as 40 crianças e jovens presentes assistiram a um espectáculo de magia, efectuado pelo Mágico Didier Rocha, e a uma demonstração das modalidades de Karaté e Dança, do Ginásio Clube de Vila Real.

A A2000 agradece ao Professor Doutor Fernando Bessa Ribeiro (UTAD), Professor Doutor Artur Cristóvão (UTAD), e e às Senhoras Doutoras Sara Fernandes e Suzete Vieira (do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real), conferencistas convidados; bem como ao Mágico Didier Rocha e ao Ginásio Clube de Vila Real, pela disponibilidade e atenção demonstrada.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content