A2000 SOMA E SEGUE

Engenheira Célia Moita, da Gradualbusiness – Serviços de Gestão, Lda, Dr.ª Ana Antunes, Dr.ª Marina Teixeira e Dr.ª Vânia Pereira da A2000.

RUMO A MAIS UMA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE – ISO 9001


No passado dia dezanove de setembro, na sede da A2000, realizou-se a última reunião de consultoria para a certificação no sistema ISO 9001, estando presentes a representante da empresa Gradualbusiness – Serviços de Gestão, Lda., Engenheira Célia Moita, a Diretora Técnica, Marina Teixeira, e as técnicas, Ana Antunes e Vânia Pereira.

A Gradualbusiness tem como objetivo “formar e treinar as equipas envolvidas nos diversos projetos, para enfrentarem de uma forma mais profissional não só os desafios atuais, como os que se avizinham”, como a A2000 pretende implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001 (Organização Internacional de Normalização), a colaboração com aquela entidade foi fundamental.


A A2000 é uma entidade formadora acreditada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) e possui a certificação de qualidade dos seus serviços pelo sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), porém pretende obter a certificação pelo sistema ISO 9001, já que ambos se completam: o primeiro incide mais no fator humano (clientes e colaboradores); o segundo sistema focaliza mais as questões formais e organizacionais com o objetivo de prestar um serviço que satisfaça as necessidades do cliente.


Assim, a certificação de acordo com a norma ISO 9001 sujeita a organização a implementar medidas que assegurem a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.


As sessões de consultoria iniciaram-se no final de 2011 e permitiram a abordagem de todas as questões processuais relativas à implementação da certificação ISO 9001, mas que simultaneamente respeitassem o sistema de qualidade EQUASS e os requisitos da DGERT (entidade que emite a certificação às entidades formadoras). Desta consultoria resultou a elaboração de um Plano de Emergência Interno e de um Plano de Qualidade, o que envolveu a reestruturação de processos e procedimentos que, por consequência, exigem dos colaboradores da A2000 a implementação de alterações no seu modus operandi.


Esta colaboração com a consultora Célia Moita permitiu uma troca de saberes muito enriquecedora para a A2000. Deixamos aqui o nosso agradecimento pela paciência e profissionalismo da Engª. Célia Moita que em muito contribuiu para as mudanças positivas, no sentido da melhoria contínua, que foram implementadas na A2000.


A A2000 prevê que a certificação de qualidade ISO 9001 ocorra em dezembro de 2012, acumulando assim três certificações: DGERT, EQUASS e ISO 9001.  

Vânia Pereira,

TSSS/ Chefe do Projeto das Formações Modulares Certificadas

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content