Abril, Atividades Mil… Em Resende!  

No mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinala em abril, nós, os formandos do Curso 3 – Ação 1 – Assistente Operacional de Resende, participámos na Ação de SensibilizaçãoMaus Tratos na Infância: Melhor conhecer, para melhor intervir” que decorreu no Auditório Municipal de Resende.

A ação foi organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e teve como orador convidado o Psicólogo Júlio Monteiro, membro da CPCJ de Resende e representante do IEFP. A participação nesta ação de sensibilização enquadra-se na UFCD 9636 – Segurança e Prevenção de Acidentes com Crianças e Jovens e teve como objetivos explorar os maus tratos nas crianças e jovens, mais concretamente, os tipos de abusos – físico, emocional, sexual e negligência – os fatores de risco e os fatores protetores, a forma de atuação perante a suspeita de maus tratos e as formas de prevenção dos maus tratos. No final, foi aberto um espaço de discussão e, neste momento, alguns de nós colocámos questões e partilhámos experiências e opiniões, criando um momento de partilha e debate entre todos.

Todos ficámos satisfeitos com a participação na ação de sensibilização, mas conscientes que os números apresentados estão aquém da realidade, pois continuam a existir muitas situações de maus tratos que não são denunciadas.

Curso 3- Ação 1  – Assistente Operacional

Sandra Pinto e Goreti Alexandre, formadoras

Nós, o Curso 13 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, também tivemos a nossa visita na UFCD 3522 – Tratamento de Plantas e Animais aos Viveiros do Campo.

O objetivo desta visita foi aumentar os nossos conhecimentos sobre os vários tipos de plantas – interior e exterior – e os cuidados a ter com as mesmas. Fomos recebidos pela colaboradora Manuela que nos fez uma visita guiada pelo espaço e nos mostrou os vários tipos de plantas – plantas de interior, de exterior, plantas hortícolas, árvores de fruto, plantas exóticas – as suas caraterísticas e os cuidados a ter. Também nos explicou quais as plantas mais resistentes e as mais adequadas para cada tipo de espaço e condições ambientais – luz, temperatura, humidade, exposição solar. Ficámos muito satisfeitos com a visita porque aumentámos os nossos conhecimentos sobre as plantas e o tratamento de plantas para um crescimento saudável, conhecimentos que podemos aplicar nas plantas que temos em casa.

Para terminar o mês, os dois grupos de formação visitaram, na companhia das Formadoras Sandra e Goreti, a Feira das Culturas que decorreu na Escola Secundária de Resende.

Nós, os formandos Curso 3 – Ação 1 – Assistente Operacional, indo de encontro à UFCD 3332 – Confeção de Alimentos, dedicámos especial atenção à parte gastronómica da feira, onde tivemos a oportunidade de visitar as barraquinhas e apreciar os pratos típicos de alguns países – Alemanha, Itália, Suécia, Bélica, Holanda, França e Espanha.

Nós, os formandos do Curso 13 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, dedicámos especial atenção aos jogos tradicionais, no âmbito da UFCD 6370 – Balanço de Competências, explorando as memórias da nossa infância, os nossos interesses e preferências e as nossas aprendizagens informais. Com esta atividade percebemos que, sem dúvida, existem experiências de vida marcantes e aprendizagens que realizamos e que ficam para a vida toda.

Curso 3 – Ação 1 – Assistente Operacional

Curso 13- Ação 1  – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sandra Pinto e Goreti Alexandre, formadoras

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content