No dia a dia pensamos muito naquilo que não temos, no que perdemos … naquilo que gostávamos de ter; pensamos no que não somos e muito naquilo que gostaríamos de ser…mas valorizamos pouco o que temos, principalmente a saúde que temos!
Cada vez temos mais consciência dos cuidados que devemos ter com a saúde física – os alimentos saudáveis, o exercício físico, os hábitos saudáveis, etc. – mas em relação à saúde mental, vivemos como se fosse garantida, para todo o sempre!
Mas a saúde mental é como um cristal delicado que tem de ser tratado com todo o cuidado, porque de outro modo facilmente se quebrará e, depois de quebrado, nunca voltará a ter a mesma forma.
No projeto Abrir Portas temos abordado vários temas da área do desenvolvimento pessoal para aprendermos a estar atentos a nós mesmos e a cuidarmos de nós.
E como se cuida da nossa saúde mental?
Identificando as nossas forças e motivações; valorizando as nossas competências e priorizando os nossos valores; identificando os nossos pensamentos sabotadores; construindo os nossos “mantras” de positividade … e RESPIRANDO … respirar com a total consciência da importância deste ato fisiológico no funcionamento do nosso organismo e do nosso cérebro.
Se mantermo-nos em atividade – física e cognitiva – é importante, saber utilizar as PAUSAS ao longo do dia é fundamental e a qualidade das pausas também deve ser ponderada. Por isso, no Abrir Portas, também aprendemos a relaxar, com música e palavras.
A Comunicação com nós próprios – ou seja, o discurso interno que vamos construindo, tecendo críticas ou elogios – e a comunicação interpessoal também contribuem para o nosso bem-estar e devemos ter consciência do nosso estilo comunicacional para conseguirmos uma comunicação mais eficaz e positiva.
Um melhor autoconhecimento facilita a aceitação e agradecimento pelo que somos!
SONHAR também é muito importante porque nos motiva, e cada sonho é como uma estrela que nos indica o caminho no escuro. No projeto Abrir Portas também sonhámos, definimos objetivos e fizemos planos de ação motivantes.
No Abrir Portas, o trabalho que decorreu desde 24 de junho até agora teve como objetivo aumentar o autoconhecimento e promover a aquisição/melhoria de competências fomentadoras do nosso bem-estar, porque se não estivermos bem connosco mesmos dificilmente avançamos para projetos profissionais mais exigentes, e esse é o sonho de vários participantes do projeto que esperamos se comecem a concretizar até dezembro.
“O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.!” Buda
Olinda Coutinho, Psicóloga