Alerta para a Empregabilidade

Teve início o projeto Alerta para a Empregabilidade, cofinanciado pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação – com a finalidade de promover a empregabilidade, informando, sensibilizando e capacitando as entidades empregadoras dos concelhos de Armamar e Tabuaço, para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, focando as competências das PCDIs e desmistificando o paradigma clínico, muito focado na incapacidade.

A inclusão é um processo onde todos intervêm, mas cada um tem um papel específico, porém, para o desempenharem bem, é necessário que todos partam do mesmo patamar de informação e conhecimento, para remarem todos no mesmo sentido.

Assim, este projeto vai investir no contacto direto com as empresas e a comunidade, no sentido de os informar e sensibilizar para a inclusão profissional.

Para tal serão realizadas várias atividades, a saber:

  • Contacto personalizado com 80 empresas dos dois concelhos, no sentido de sensibilizar para o Direito ao trabalho; de divulgar os apoios à empregabilidade do IEFP (com a entrega de folheto), e de averiguar a disponibilidade das empresas para a integração profissional ou realização de estágios, ou experiências profissionais.
  •  Uma Palestra “Diferentes, mas Juntos: Apresentação das Boas Práticas de Inclusão” para sensibilização do tecido empresarial com a apresentação de exemplos de outras empresas com quem a A2000 já trabalha e que integraram pessoas com diversidade funcional.

Será aberta à comunidade, e incluirá um momento de homenagem às muitas dezenas de entidades inclusivas que cooperam com a A2000 na região.

  •  Dois World Café “Alerta para a Empregabilidade” (um em cada concelho), abertos à comunidade, dirigidos aos representantes autárquicos, entidades empregadoras, parceiros sociais, PCDIs e famílias para debate sobre “O que já foi feito? O que falta fazer?”.

No final, dos cerca de 8 meses do projeto, pretende-se que o assunto “inclusão profissional das pessoas com diversidade funcional” esteja na agenda político-social dos concelhos, que as medidas existentes sejam implementadas e os preconceitos desmistificados.

Alexandra Santos, Técnica da A2000 

Notícias Relacionadas

Doador do mês de julho

10 de Julho, 2025

Doador do mês de julho

10 de Julho, 2025

Doador do mês de julho

10 de Julho, 2025
Skip to content