Alerta para a empregabilidade

A igualdade de oportunidades

No mês de agosto continuamos no exterior a INFORMAR e a SENSIBILIZAR as empresas para o Direito ao Trabalho das pessoas com deficiência. Em sala, falamos da importância do trabalho na Qualidade de Vida e na Vida Independente. Segundo dados do relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2023”, aumentou a vulnerabilidade destas pessoas face à pobreza e exclusão social, mantendo-se as desigualdades entre quem tem ou não deficiência. Para entender melhor esta questão, abordamos o tema da empregabilidade e a igualdade de oportunidades nas pessoas com deficiência.

A empregabilidade refere-se à capacidade e às condições de uma pessoa com deficiência de conseguir e manter um emprego. Já a igualdade de oportunidades garante que ela tenha as mesmas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, como qualquer outra pessoa.

Como funciona essa Igualdade na prática? Identificamos alguns pontos essenciais:

Legislação: Leis que estabelecem o regime jurídico da promoção da inclusão das pessoas com deficiência; o Código do Trabalho, que prevê medidas de apoio à inclusão laboral. Lei das Quotas que define que as Empresas com 75 ou mais trabalhadores são obrigadas a reservar pelo menos 1% das suas vagas para pessoas com deficiência, promovendo maior inclusão no mercado de trabalho.

Acessibilidade: adaptar os locais de trabalho, transporte e comunicação, garantindo acessibilidade física e tecnológica.

Incentivos às empresas: O Estado oferece apoios financeiros, benefícios fiscais e programas de formação para incentivar a contratação de pessoas com deficiência.

Formação e capacitação: existem programas específicos que ajudam a qualificar pessoas com deficiência, aumentando as suas hipóteses de empregabilidade.

Apesar das leis e políticas existentes, ainda há obstáculos como a falta de acessibilidade em alguns locais, preconceitos e dificuldades na integração no ambiente de trabalho.

É crucial que os cidadãos e, em particular os empresários, estejam informados, participem e promovam a sensibilização social, implementem práticas inclusivas e incentivem a formação profissional das pessoas com deficiência, de forma a fomentar a igualdade de oportunidades. Com este projeto, cofinanciado pelo INR, pretende-se informar personalizadamente empresa a empresa, divulgando as Medidas existentes em Portugal e sensibilizando para o respeito pelos Direitos, de modo a tornar o mercado de emprego mais inclusivo.

Alexandra Santos, Técnica da A2000 

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content