Alerta para a Empregabilidade

No âmbito do projeto “ALERTA para a Empregabilidade“, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, IP), a A2000 realizou no dia 26 de novembro, o World CaféDIREITO AO TRABALHO: Que futuro para as pessoas com deficiência?“, na Biblioteca Municipal José Carlos Pinto dos Santos, em Tabuaço.

A finalidade foi promover um espaço de diálogo inclusivo e colaborativo entre pessoas com deficiência, famílias, empregadores, profissionais de formação, de emprego e do Centros de Recursos e, ainda, decisores públicos, refletindo sobre o presente e, elaborar em conjunto, propostas para um futuro em que o direito ao trabalho seja efetivamente garantido e valorizado para todas as pessoas com deficiência.

No World Café propõe-se vários temas dispersos por mesas de trabalho com um moderador fixo, por onde todos os participantes passam, dispondo de 12 minutos para debater e expressar propostas criativas promotoras de inclusão. Assim, neste dia, os temas colocados por mesa prenderam-se com 4 tópicos ligados ao Direito ao Trabalho da pessoa com deficiência:

Emprego e Formação profissional; Empregadores e Organizações; Centro de Recursos (IEFP), serviços de apoio e técnicos de inserção e, por último, o tema da Família e Comunidade.

Os moderadores convidados para cada área foram: a técnica do GIP (Dra. Sofia Veiga); o senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço (Sr. António Inácio) a representante do Centro de Recursos para a Inclusão (CRIP) da A2000 (Prof. Sofia Barros) e a Presidente da Associação de Pais (Eng.ª Teresa Rodrigues). Num ambiente bastante participativo contamos com a presença da Sra. Vereadora do Município de Tabuaço, de professores do Agrupamento de Escolas de Tabuaço, Técnicos da Ação Social, familiares, elementos de Assembleias de Freguesia, alunos da Universidade Sénior e clientes da A2000 que, em conjunto, refletiram sobre este tema, concluindo que o futuro das pessoas com deficiência no mercado de trabalho depende de uma visão integrada onde formação, empregadores, Centro de Recursos, família e comunidade atuem de forma concertada.

A formação deve ser mais ajustada ao perfil dos formandos, as empresas e organizações deverão ter novas abordagens com modelos de trabalho mais flexível, como o teletrabalho e favorecer a diversidade e inclusão, através da formação das chefias e trabalhadores.

Os Centros de Recursos, sendo um serviço que oferece um apoio mais individualizado à pessoa com diversidade funcional, devem favorecer o empoderamento destes, apoiando o trabalhador e o empregador, ajudando a estabelecer relações de confiança.

No campo da família, sendo esta entendida como o pilar fundamental do percurso profissional da pessoa, é necessário evitar uma superproteção familiar que, embora bem-intencionada, pode limitar a autonomia e a construção de um projeto de vida independente.

A comunidade alargada — escolas, associações locais, autarquias — desempenham igualmente um papel transformador na criação de ambientes acessíveis, devendo apostar em campanhas de sensibilização e redes de apoio.

Assim, garantir o direito ao trabalho significa, em última instância, promover a dignidade humana, combater a exclusão e construir sociedades verdadeiramente inclusivas.

Concluímos, desta forma, que a atividade de hoje foi bastante positiva e por isso, estamos muito gratos a todos os presentes pelo seu contributo nesta matéria.

No final, foram entregues os símbolos do projeto aos moderadores de serviço, em gesto de agradecimento.

O projeto “ALERTA para a empregabilidade” pretende promover a empregabilidade, informando, sensibilizando e capacitando as entidades empregadoras dos concelhos de Armamar e Tabuaço, para a inclusão de pessoas com diversidade funcional no mercado de trabalho, destacando as suas competências e desmistificando o paradigma clínico focado na incapacidade.

Alexandra Santos, Técnica da A2000 

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content