Almoço de Natal da A2000

Presidente da A2000 faz intervenção em almoço de Natal

No passado dia 21 de dezembro de 2015, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 realizou o Almoço de Natal, no Fórum Municipal de Santa Marta de Penaguião, partilhando o espírito natalício com todos aqueles que se têm demonstrado “especiais” ao longo dos 15 anos da sua existência. Especiais porque acreditam no trabalho da A2000, tais como os elementos de Direção e demais Órgãos Sociais, colaboradores, voluntários, formandos e clientes que frequentam os diversos projetos/serviços da A2000, doadores e amigos; Especiais porque acolheram formandos em Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) e/ou emprego. 

O almoço, que decorreu num ambiente de descontração, onde a boa disposição e alegria se destacaram, imperando a partilha, a solidariedade e a união, símbolos da quadra natalícia, contou com a presença de cerca de 230 pessoas, entre as quais autoridades locais e regionais, órgãos sociais, colaboradores, formandos e clientes, doadores e amigos.

Estiveram também entidades/empresas parceiras que abriram as suas portas proporcionando novas experiências de aprendizagem/formação em contexto de trabalho, de socialização e de crescimento aos formandos da A2000 e que, durante o almoço, foram homenageadas com a entrega de um certificado. A saber: Amadeu Araújo Unipessoal, Lda, (Publiserv – Publicidade e Serviços); Adesco – Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Auto F.V. Chapa e Pintura de Felizardo Vilela; Avelino Jesus Pereira (Restaurante Cacho d’Oiro); Casa de Tapas – Jerinha, Lda.; Casa do Bacalhau; Centro Social e paroquial de S. Miguel de Lobrigos; Churrasqueira Tio Manel de José Manuel Martins dos Santos; Digitelsat – Serviços Comunicação, Sociedade Unipessoal Lda.; Dourooffice, Lda.; Laurentina Conceição Aires Carvalho; Lavandaria Água Régia; Lavandaria Água Viva; Manuela José dos Olmos Gonçalves Ribeiro; N.V.P Lda.; Restaurante “Douro à Mesa”; Restaurante “Gato Preto”.

As entidades/empresas que integraram nos seus quadros de pessoal formandos da A2000 (que terminaram formação no ano de 2015), permitindo-lhes a inclusão plena no mundo do trabalho, foram homenageadas com a entrega de uma medalha. A saber: Aval & Rigor, Unipessoal, Lda. (i9auto – automóveis); Câmara Municipal de Mesão Frio; Câmara Municipal de Peso da Régua, Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião; Câmara Municipal de Valpaços; Dom Texto – Artes Gráficas e Publicidade, Lda.; João Manuel Oliva Rodrigues – Supermercado Primavera; Obviofascínio, Lda.; Santa Casa da Misericórdia de Vila Real.

Após o almoço, na sua intervenção, o Presidente da Direção, António José Ribeiro, fez uma resenha do ano 2015, destacando o alargamento da Formação Profissional, ao abrigo do POPH / IEFP, cofinanciada pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português, ao concelho de Tabuaço e o aumento do n.º de formandos em Baião, Resende, Chaves e Montalegre, além da formação que já decorre em Santa Marta de Penaguião desde 2001. Referiu ainda a renovação da Certificação de Qualidade dos seus serviços pelo sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Services) e pela Norma ISO 9001:2008, permitindo à A2000 o reconhecimento da qualidade do seu trabalho. Frisou também a celebração do acordo de parceria com o Município de Santa Marta de Penaguião e as cinco Freguesias, no âmbito do projeto “Gabinete de Apoio Psicossocial” para a dinamização das ações “Oficina dos Sorrisos” e “Espaços de Convívio”.

O Presidente da A2000 teceu um especial agradecimento à Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião pela disponibilização dos espaços municipais e pela confiança depositada; aos Municípios onde a A2000 intervém (Baião, Resende, Chaves, Montalegre e Tabuaço) e à Casa do Povo de Resende pela recetividade, acolhimento e cedência das instalações onde decorre a formação profissional; ao Sr. Aníbal Prior por ter acolhido a A2000 em Santa Marta de Penaguião; à articulação com as 4 IPSS’s do concelho na angariação de fundos e na parceria constante e contínua; aos doadores por apoiarem financeiramente os projetos da A2000 em prol das pessoas mais vulneráveis; aos colaboradores pelo empenho, responsabilidade, otimismo e excelente trabalho; aos elementos da Direção e aos restantes membros dos Órgãos Sociais, pela dedicação à causa; aos formandos e clientes, pela participação.

Ainda na sua intervenção, o Presidente da Direção, concluiu a intervenção informando da promessa da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião no apoio financeiro, à construção de instalações mais ajustadas às necessidades da A2000 e às novas valências.

Tomando a palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Dr. Luís Machado, referiu que o facto da A2000 ter nascido e crescido em Santa Marta de Penaguião muito orgulha o concelho e os penaguienses. O Presidente do Município teceu ainda rasgados elogios ao serviço prestado pela A2000 em áreas essenciais (a formação, o emprego e o apoio às pessoas com deficiência), prometendo apoiar a A2000 sempre que haja investimento naquelas áreas. Referiu ainda que “o apoio às instalações não é uma promessa é já um compromisso”.

Durante o almoço foi realizado o sorteio das rifas vendidas ao longo do ano de 2015, cujo objetivo foi angariar fundos para as 5 instituições particulares de solidariedade social de Santa Marta de Penaguião: Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000; Centro Social e Paroquial de Santa Eulália; Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos; Fundação Dr. Carneiro Mesquita e Fundação Luís Vicente, e cujos bilhetes sorteados foram anunciados no site da A2000 (www.a2000.pt) e no facebook (www.facebook.com/Associacao2000/)

Estiveram presentes as seguintes entidades / individualidades: do Município de Santa Marta de Penaguião: o Presidente da Câmara, Dr. Luís Machado; a Vice-Presidente, Dra. Sílvia Silva; e os Vereadores, José Moreira e Sandra Guedes; do Município de Resende: Vereadora do Pelouro da Ação Social e Emprego, Dra. Maria José Dias; Vereador do Pelouro dos Recursos Humanos, Administração Geral e Ambiente, Dr. Albano Santos; do Município de Tabuaço: Presidente da Assembleia Municipal: Dr. Leandro Macedo; os Presidentes das Freguesias de Santa Marta de Penaguião: Freguesia de Sever, Júlio Almeida; Freguesia de Alvações do Corgo, João Silva; União das Freguesias de Lobrigos (São Miguel e São João) e Sanhoane, Fernando Moreira; do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, Prof. Herminio Cardoso; do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real: Diretora do Núcleo de Infância e Juventude, Dra. Madalena de Sousa; do Posto da GNR de Santa Marta de Penaguião: o Comandante e 1.º Sargento – Alcino Costa; dos Bombeiros Voluntários de Santa Marta de Penaguião: 2.º Comandante Alberto Carlos; das Caves Sta. Marta: o Diretor Dr. João Borges; da Associação Penaguião em Movimento: Francisco Teixeira; do Grupo de Fados “Terras de Penaguião”: João Jorge; as IPSS’s presentes: Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos, Pdre. Edgar Barbosa; Centro Social e Paroquial de Sta. Eulália da Cumieira, Fernando Teixeira; Fundação Asilo Luís Vicente, Ana Maria Ribeiro; Fundação Dr. Carneiro Mesquita, Pdre. Luís Costa; da ACIR: o Diretor Amadeu Araújo Cardoso; representante da UDIPSS – Vila Real, Dr. Borges Machado.

A A2000 agradece: ao Município de Santa Marta de Penaguião pela cedência do Fórum Municipal para a realização do almoço; ao Município de Montalegre pelo transporte dos formandos de Montalegre e Chaves; ao Município de Resende pelo transporte dos formandos de Resende; à Junta de Freguesia do Grilo pelo transporte dos formandos de Baião e ao Município de Tabuaço pelo transporte dos formandos de Tabuaço.

Sofia Pereira, Técnica Administrativa

Ver mais fotos em…
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1498324073806942.1073741883.1443307469308603&type=3

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content