Andar descalço, sim ou não?

Pés descalços em poça de lama

As crianças adoram andar descalças pela casa, mas os pais nem sempre são apologistas.

Então, o que é que faz melhor às crianças, andar com ou sem sapatos?

É certo que os sapatos fazem falta, mas há estudos onde se pode verificar que as crianças que passam a maior parte do tempo descalças têm mais habilidades motoras do que aquelas que normalmente usam sapatos. Andar descalço é a forma mais natural de caminhar, influenciando positivamente a saúde dos pés e o desenvolvimento de padrões de movimento.

Os sapatos proporcionam as condições perfeitas para a produção de fungos e bactérias devido à temperatura e humidade, logo, crianças que andam a maior parte do seu tempo calçadas têm maior probabilidade de desenvolver doenças nos pés.

Andar descalço fortalece os músculos, tendões e ligamentos devido ao contacto direto com o solo, melhorando a marcha e o equilíbrio das crianças. Deste modo, também se desenvolve uma boa postura e o aumento do equilíbrio. Quando as crianças usam sapatos, não conseguem diferenciar as diversas texturas das superfícies em que caminham, como por exemplo, azulejos, tapetes, relvado e areia, dificultando o ajuste corporal e os movimentos durante a marcha. Com os pés descalços conseguem sentir diferentes ambientes de uma forma única, desenvolvendo uma consciência real do ambiente.

Quando as crianças andam descalças, desenvolvem força e agilidade muscular, orientação espacial, equilíbrio e coordenação motora.

Os sapatos, quando não são os adequados, ou porque o tamanho não é o certo ou porque já pertenceram a outras crianças, podem alterar o seu padrão de marcha.

Quando andam descalços, a pressão exercida durante a marcha é repartida por toda a planta do pé, pois como a exposição ao solo é mais direta, o corpo humano tende a posicioná-lo de forma diferente e correta.

Se anda o dia todo atrás dos seus filhos com os sapatos na mão, não o faça! É bom que a criança ande descalça em casa. Se estiver frio, é recomendável que as crianças usem meias antiderrapantes em vez dos sapatos.

Ana Sofia Correia, Fisioterapeuta

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content