ANÍBAL PRIOR

Aníbal Prior, sócio fundador da A2000

Aníbal Pinto Prior é um dos sócios fundadores da A2000, foi o primeiro presidente da Direção e a pessoa que, na condição de presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Lobrigos no ano de 2000, «abriu as portas» da entidade à instalação da sede da A2000 em Santa Marta de Penaguião, que deu início a uma história de 21 anos.

Numa conversa que tivemos com o antigo presidente da Associação, ele recordou os primeiros passos para a fundação da A2000 há mais de duas décadas. “Tudo começou quando o atual presidente, o Tozé, e a Dra Marina, que é hoje diretora-técnica da instituição, me pediram ajuda para albergar uma associação com objetivos de cariz social, que depois vieram a desenvolver. Na altura, não os conhecia mas acreditei neles e no projeto que tinham, e aproveitei ali uma oportunidade para trazer para a minha freguesia uma nova instituição. É verdade que, embora fosse a freguesia da sede do concelho e tivesse um grande poder representativo, São Miguel de Lobrigos era uma junta de freguesia pobre, mas sempre disponibilizei os recursos que tinha para ajudar aquelas pessoas. Às vezes, basta ter vontade de apoiar para que as coisas aconteçam e acreditar nos projetos que nos são apresentados e, no caso da A2000, estou muito contente por ter dado aquele apoio quando eles mais precisaram”.

Aníbal Prior relembra ainda como se tornou o primeiro presidente da instituição. “Fui o primeiro presidente da Direção por sugestão daqueles jovens, que entenderam atribuir-me aquele cargo por toda a ajuda que lhes tentei dar enquanto presidente de junta, embora o meu interesse fosse trazer para a minha freguesia tudo o que parecesse ser benéfico para o seu desenvolvimento, e não a ocupação de qualquer cargo institucional. Desde logo porque os primeiros tempos foram difíceis e requereram muita disponibilidade e voluntarismo da nossa parte para garantir a criação de uma nova associação a partir do nada. Só com essa energia e vontade de trabalhar é que as coisas começaram a acontecer e a A2000 começou a ganhar vida até se tornar aquilo que é hoje”, recordou.

Outro dos aspetos que o ainda membro dos órgãos sociais enaltece tem que ver com o orgulho que sente ao ver o crescimento da instituição. “Fico muito feliz por ver que a A2000 tem crescido e progredido sempre fiel aos valores que a fundaram. Foi uma associação que, desde o início, sempre trabalhou para desenvolver as suas respostas sociais, as candidaturas a financiamentos para as suas atividades foram sendo aprovadas e começaram a criar-se postos de trabalho para responder às novas exigências. Do nada, a A2000 transformou-se numa instituição de referência a nível regional e teve um impacto enorme na vila de Santa Marta de Penaguião, até porque hoje, após a mudança da sede da associação para Poiares, a Avenida 25 de Abril parece estar quase «de luto». Os técnicos e clientes da A2000 davam muita vida à vila, e foi com enorme tristeza que os vi partir”, admitiu, a propósito do tema da mudança de sede para Poiares, no concelho do Peso da Régua.

“Gostava muito que a A2000 se mantivesse no sítio onde nasceu, mas existem fases na vida de uma instituição em que é preciso aproveitar certas oportunidades para crescer, e as instalações em Poiares possibilitarão esse crescimento ao nível das respostas sociais que a A2000 pretenderá ter. Contudo, custou-me muito ver partir da vila uma associação que significa tanto para mim”, afiançou.

Sempre disponível e presente nos momentos mais importantes da vida da Associação, Aníbal Prior manifesta sempre um grande carinho pela A2000, bem patente nas suas palavras. “A A2000 nasceu comigo e fará sempre parte de mim. Tenho muito prazer em fazer parte de todas as atividades da associação, tento sempre estar presente em todos os momentos mais importantes ao longo do ano e sinto-me muito feliz por ver que a instituição está bem liderada e conduzida, o que mostra que valeu a pena ter acreditado neste projeto”, reiterou, antes de deixar umas últimas palavras a toda a «família» que é esta instituição. “Aos clientes, desejo que se sintam felizes na instituição, que vejam a sua qualidade de vida melhorada e que aproveitem as oportunidades que lhes sejam dadas; aos colaboradores, espero que continuem a ser felizes e competentes no trabalho importante que fazem em prol da sociedade; aos dirigentes, deixo um grande abraço de parabéns por todo o trabalho que fizeram e que continuarão a fazer, gostei muito de os ter conhecido e colaborado com eles e só espero que no futuro se saiba dar continuidade a tudo o que eles fizeram”.

Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content