ANO 2022 (depois da superação) A CONFIRMAÇÃO!

Gonçalo Novais

Há um ano atrás, escrevia o presidente da A2000 e líder da nossa instituição, António Ribeiro, que depois de superado o duplo desafio de mudança de instalações para Poiares e adaptação ao duríssimo embate de uma pandemia que transformou o Mundo, “o ano 2020 foi realmente tão incrível que quase esquecíamos as gravosas consequências” deste tão grave problema da nossa vida coletiva.

Desde então, tenho sido testemunha de exemplos de superação que, uma vez após a outra, os meus e as minhas colegas demonstram todos os dias. Com efeito, quando começou a pandemia e tive a noção do enorme impacto destruidor que a mesma poderia ter na vida de todos, invadiu-me uma sensação de angústia, por um lado derivada do ter que lidar com uma situação desconhecida com proporções nunca dantes enfrentadas e, por outro, por temer ameaças sérias à visão da nossa Associação para o futuro.

Estava longe, porém, de conhecer a capacidade de transcendência de toda a organização da qual faço parte… E que capacidade esta!! Na adaptação rápida dos serviços aos períodos de confinamento, que levaram à digitalização de algumas atividades durante algum tempo; na manutenção do acompanhamento próximo a todos os clientes, mesmo à distância; na angariação de fundos, que manteve uma trajetória crescente graças ao esforço de todos; na capacidade de liderança de uma Direção que soube gerir este período com toda a competência, sem se desviar do rumo pretendido; nas qualidades humanas de todos os meus colegas que, particularmente na altura em que o Covid-19 me «bateu à porta», foram inexcedíveis na atenção com que me ligaram a saber se eu estava bem.

A uma equipa com tais atributos, não há desafios que sejam insuperáveis! Talvez seja por isso que, à medida que começamos o novo ano com dois factos consumados: a resposta social CAARPD abrange hoje 75 Pessoas com Deficiência e Incapacidade (PCDI), em virtude da revisão do Acordo de Cooperação com a Segurança Social, que dantes abrangia apenas 25 pessoas; a aprovação da candidatura ao Programa Pares 3.0 trará novas respostas sociais à região que servirão mais 100 PCDIs e criarão 55 novos postos de trabalho. Além destes dois factos, animada por tão excelentes notícias, a A2000 decidiu apresentar candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para a construção de raiz de uma ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), um outro grande sonho de todos nós, projetado para 30 pessoas idosas e que permitirá a criação de mais 15 novos postos de trabalho.

Com este crescimento, que trará novas exigências a esta equipa e outra dimensão à instituição, a A2000 confirmar-se-á sem sombra de dúvida como referência do setor social! Como equipa, todos nos SUPERÁMOS perante as dificuldades com sucesso. E é como equipa que CONFIRMAREMOS o futuro e toda a qualidade do nosso trabalho.

 2022 será, por isso, o início do nosso período de CONFIRMAÇÃO! Estaremos cá todos, com o esforço e entrega de sempre, para celebrarmos esse período juntos e sempre com os públicos mais vulneráveis que apoiamos.

Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content