Ano Novo…

Clientes do CAARPD cantam as janeiras

“Clientes da A2000 cantaram as Janeiras ao Município

 Os clientes do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade) da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento –A2000,  juntamente com os seus respetivos técnicos,  cantaram na manhã da última quarta-feira, dia 16, as Janeiras ao executivo municipal e aos funcionários das várias secções da Câmara Municipal.

Durante algum tempo, o grupo espalhou a sua alegria e os cantares tradicionais alusivos, momento este que o executivo registou com muito agrado e simpatia, elevando ainda mais a importância da permanente interação que Município e a A2000 mantêm, contribuindo ambos para o bem-estar social da comunidade do concelho.”

Município de Santa Marta de Penaguião

No mês de janeiro, em Santa Marta de Penaguião, ensaiamos para cantar as janeiras no dia dos Reis. Depois de muitos ensaios fomos cantar pela Vila de Santa Marta de Penaguião, houve pessoas que nos deram rebuçados, chocolates e outras que nos deram dinheiro, que servirá para comprar material para as nossas atividades.

Passado o mês de dezembro, com tantos abusos alimentares, decidimos que deveríamos fazer atividade física todos os dias, para além de emagrecer também aumentamos a nossa resistência física e a flexibilidade, melhorando a nossa qualidade de vida.

Temos realizado algumas atividades de treino cognitivo, tais como: sopa de letras, identificação dos objetos, labirintos, encontrar as diferenças e sopa de letras, são atividades muitos importantes e essenciais para nos mantermos mentalmente ativos.

Com o aproximar do carnaval começámos a pesquisar ideias para os fatos de carnaval, a escolha não está fácil, mas vamos conseguir chegar a um consenso.

No dia 16 de janeiro fomos fazer uma visita à Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, onde aproveitámos para cantar as janeiras e depois fizemos uma visita guiada.

Ainda fomos visitar uma Azenha, em Vinhós e aproveitámos para conhecer todos o processo desde a azeitona ao azeite. No mesmo dia, da parte da tarde comemorámos o aniversário do nosso amigo Daniel e da Ana Patrícia.

Que venha o próximo mês recheado de atividades. 

Para começarmos o novo ano, em Mesão Frio, e como estávamos ainda em época de festa, começámos as nossas atividades com a construção dos três Reis Magos, com material reciclável. Ficaram muito giros. Durante esta atividade, fomos relatando como passámos a nossa passagem de ano. 

Como todas as festas significam gastos de dinheiro, após esta época festiva, ficámos todos com os bolsos mais vazios, por isso, começámos por trabalhar o dinheiro, identificar as notas e as moedas do euro e efetuar trocos simples. A parte da identificação é mais simples do que fazer trocos, mas lá vamos conseguindo.

Ao longo do mês, também exercitámos o nosso cérebro com atividades variadas, como por exemplo, encontrar os opostos e os absurdos em imagens, fazer associações, sequências e labirintos.

Como estamos no início de um novo ano, decidimos construir uma árvore de desejos para o ano de 2019, onde colocámos, não só os nossos desejos pessoais, mas também as atividades e os passeios que gostaríamos de realizar ao longo do ano, com todos os nossos colegas do CAARPD.

A meio do mês, fizemos uma visita ao lagar de azeite de Vinhós, foi a primeira vez que vimos fazer azeite. Explicaram-nos como é que se fazia o azeite antigamente e quais os processos por que passa a azeitona até se transformar em azeite. Foi muito interessante.

Este mês de janeiro, tal como todos os meses de janeiro, foi muito frio, há sempre muita chuva, vento e temperaturas muito baixas, mas, na nossa terra, não é habitual nevar, algo que até gostaríamos que acontecesse! E como não nevou, para celebrar esta estação do ano, resolvemos construir bonecos de neve, também com material reciclável.

Para terminar o mês, demos início à construção de um calendário de aniversários, para que saibamos sempre quem é o próximo de nós a festejar mais um ano de vida. Quando estiver terminado partilharemos convosco.

E como podem ver, este mês fizemos imensas atividades de corte, recorte, colagem e decoração.

Venha o próximo mês, tão recheado de atividades como este.

Técnicos e Clientes do CAARPD

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content