Aplicação do PDCPS em Baião e Resende

Formandos mostram os seus trabalhos

Em Baião e Resende, nos cursos 2 e 5 de Auxiliar de Serviços Gerais II, iniciou-se a aplicação do Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais (PDCPS) que tem como caraterística primordial ajudar a desenvolver capacidades pessoais e relacionais, permitindo a cada indivíduo refletir sobre o modo de se relacionar com os outros, encontrando alternativas adequadas. 

Visa ainda dotar os participantes de conhecimentos e aptidões necessárias para (re)aprenderem assuntos relacionados com o autoconhecimento, autoestima e resolução de problemas, de modo a viverem de forma segura, saudável e serena.

As sessões já desenvolvidas incidiram nas áreas de autoestima e autoconceito que são congruentes com as principais dificuldades de alguns formandos. Ou seja, o gostar de si e o autoconhecimento são lacunas presentes, que com as atividades do programa podem ser desconstruídas e modificadas.

Os formandos começaram por olhar para o PDCPS como uma brincadeira, mas com o desenrolar das atividades foram verbalizando o interesse em continuar pelo facto das atividades terem uma proximidade muito real com os seus receios, ambivalências e incertezas. Ou seja, começa a fazer-lhes sentido realizar as diferentes atividades como forma de ultrapassar obstáculos vivenciados ao longo dos seus percursos de vida.

Em ambos os grupos, determinados formandos deram exemplos seus de situações em que a sua autoestima era diminuída. Com a discussão em grande grupo puderam discutir alternativas / estratégias para vencerem essa situação, como por exemplo melhorar os cuidados de apresentação pessoal.

Em suma, o PDCPS pode ser um ponto de partida para os nossos formandos melhorarem ou mesmo modificarem os seus “saber ser” e “saber estar”. Espero que as atividades já realizadas e aquelas que estão por realizar (áreas de autodeterminação e competências sociais) sejam assumidas e experienciadas positivamente ao longo do percurso dos formandos, nestes dois anos que se seguem com a A2000.

 Nídia Correia, Psicóloga

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content