Aprender a Salvar Vidas

No âmbito da UFCD 3564 – Primeiros Socorros, o Curso 12 – ação 1, a decorrer em Poiares, foi visitar o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua.

Esta visita teve como objetivos conhecer alguns procedimentos sobre primeiros socorros, o Suporte Básico de Vida (SBV) bem como saber como atuar em caso de dificuldade respiratória.

Fomos recebidos pelo subcomandante Antero Carvalho, bombeiro desta corporação há 30 anos, que nos conduziu ao salão nobre e nos ministrou uma pequena formação sobre Suporte Básico de Vida. Durante esta formação foi possível realizarmos simulações de situações de emergência que podem ocorrer no dia-a-dia, treinando as compressões e insuflações que, segundo o subcomandante, “bem feitas e no momento certo podem salvar vidas”. O início imediato de manobras de Suporte Básico de Vida pode, pelo menos, duplicar as hipóteses de sobrevivência da vítima. Na maior parte dos casos, o SBV não irá recuperar a função cardíaca, mas, se bem realizado, prevenirá lesões de órgãos vitais e aumentará a probabilidade de sucesso dos elos seguintes.

Foi-nos explicado também o que é um DAE (Desfibrilhador Automático Externo), em que situações pode ser utilizado, quem são as pessoas habilitadas para o usar e sua evolução ao longo dos tempos.

A Corporação de Bombeiros de Peso da Régua comemora este ano 133 anos.

Esta Associação está cheia de história, mas ainda com um longo futuro à sua frente, cumprindo sempre o espírito do seu primeiro Comandante Manuel Maria de Magalhães e da sua primeira sócia contribuinte, a famosa viticultora D. Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida por a Ferreirinha, “torná-la cada vez maior e mais eficiente”.

Fica um agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, em particular ao Sr. Comandante Rui Lopes e ao Subcomandante Antero Carvalho pela disponibilidade e acolhimento.

Curso 12– Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Isabela Lima, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content