No dia 29 de março realizou-se a reunião de Assembleia-Geral dos sócios da A2000 para a apreciação e votação do Relatório e Contas do ano de 2018, o qual foi aprovado por unanimidade.
O Relatório e Contas de 2018 compila a taxa de execução de todas as ações previstas para 2018, indicando também quais os desvios e quais as ações corretivas a implementar.
Este Relatório e Contas de 2018 é constituído por duas partes:
- Análise das Ações Executadas (Ações executadas; Participação dos stakeholders; Recursos envolvidos; Inovação; Monitorização do sistema de gestão da qualidade).
- Análise das Contas (Balanço; Demonstração de Resultados por Naturezas; Demonstração de Alterações nos Fundos Patrimoniais; Demonstração de Fluxos de Caixa; Anexo às Demonstrações Financeiras; Certificação Legal das Contas; Relatório e Parecer do Conselho Fiscal).
O Programa de Ação e Orçamento para o ano de 2018, elaborado de forma a concretizar as metas do Plano Estratégico nos seus 4 eixos (Clientes; Serviços; Desenvolvimento e Inovação; Organização; e Gestão), comportava ainda objetivos que correspondem aos principais indicadores dos 4 macroprocessos e dos 15 processos do Manual de Qualidade, de modo a que o desenvolvimento das ações seja coerente e cumpra, com rigor, os procedimentos daqueles processos.
Assim, o Relatório e Contas de 2018 compilou a monitorização dos serviços previstos no Programa de Ação e Orçamento e seus resultados, esses serviços comportam diversas ações, como a seguir se descreve:
SERVIÇOS FORMATIVOS
- Qualificação de pessoas com deficiência ou incapacidade (PO ISE – Tipologia de Operação 3.01): envolveu duas modalidades formativas – Formação Inicial com 185 formandos e um volume de 15254 horas ministradas; e Formação Contínua com 1600 horas ministradas a 110 formandos. Este serviço formativo decorreu em 8 locais (Sta. Marta de Penaguião, Baião, Resende, Chaves, Vila Real, Tabuaço, Armamar e Vila Pouca de Aguiar), e totalizou o volume de formação de 162924 horas.
- Formação não Financiada: esta modalidade envolveu um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning de 90 horas, a 8 formandos, concretizando-se um volume de formação de 672 horas.
SERVIÇOS NÃO FORMATIVOS
- Gabinete Psicossocial: envolveu os Espaços de Convívio em 5 freguesias do concelho de Santa Marta de Penaguião (Sever, Fontes, Alvações do Corgo, União de Freguesias de Louredo e Fornelos, União das Freguesias de Lobrigos (São Miguel e São João Baptista) e Sanhoane), com ações diversas que abrangeram 76 idosos.
- Intervenção Precoce na Infância: o Acordo de Cooperação com a Segurança Social é para 30 crianças, dos 0 aos 6 anos de idade, residentes nos concelhos de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Mesão Frio e Mondim de Basto. Contudo os técnicos da A2000 tiveram a gestão de caso de 44 crianças e participaram com os restantes elementos da ELI no serviço prestado às crianças e suas famílias.
- CRIP – Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (zona de intervenção do Centro de Emprego de Vila Real do IEFP): envolveu 3 serviços e abrangeu 187 pessoas: 112 em Informação, avaliação, e orientação para a Qualificação Emprego (IAOQE); 58 em Apoio à Colocação (AC); 17 em Acompanhamento Pós-Colocação (APC).
- CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade: com acordo de cooperação com a Segurança Social para 25 clientes (Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Mesão Frio e Mondim de Basto). Envolveu a modalidade de “Atendimento e Acompanhamento” e a modalidade de “Reabilitação Social” e abrangeu no total 31 pessoas.
- Clínica Social: envolveu a prestação de serviços terapêuticos (Fisioterapia, Terapia da Fala, Psicologia) aos clientes internos e a 3 pessoas da comunidade.
Todas as ações acima descritas envolveram a participação dos STAKEHOLDERS (clientes diretos, significativos, colaboradores, voluntários, parceiros, fornecedores e financiadores) que criaram a dinâmica necessária à prossecução dos serviços, pelo que também foram auscultados e avaliados ao nível da qualidade do desempenho, da satisfação e grau de participação.
- Ao nível dos parceiros, colaboraram 162 (alguns estabeleceram mais do que um Acordo de Parceria), dos quais 55 foram novos e 6 foram estratégicos. Na avaliação de satisfação todos se revelaram satisfeitos com a parceria estabelecida.
- Em termos de colaboradores com contrato de trabalho e/ou de prestação de serviços, o ano de 2018 começou com 49 pessoas: 31 pessoas com vínculo, 4 prestadores de serviços, 6 voluntários, 7 com Medidas de Emprego. Em suma, durante o ano colaboraram, com a A2000, 84 pessoas e, a 31 de dezembro permaneciam 56 colaboradores: 40 contratados a tempo inteiro, 3 prestadores de serviços, 6 voluntários, 3 CEI+ e 4 Estágios Profissionais.
- Os fornecedores para os serviços correntes de 2018, submeteram-se aos procedimentos da contratação pública – no caso de alguns serviços já havia fornecedores contratualizados – num total de 45 contratos celebrados, com 40 entidades/pessoas.
- Relativamente aos financiadores os principais foram o Estado Português (IEFP e Segurança Social) e o FSE; mantiveram-se as 5 freguesias e o Município de Sta. Marta de Penaguião; os Municípios de Mesão Frio e o de Peso da Régua e ocorreu de novo o INR.
- Quanto aos “Recursos Físicos” mantiveram-se as instalações existentes nos concelhos de Sta. Marta de Penaguião, Resende, Baião, Tabuaço, Armamar, Vila Pouca de Aguiar e Mesão Frio. Acrescentou-se Vila Real e ocorreram mudança de instalações nos concelhos de Chaves e Baião.
Ao nível do “Desenvolvimento e Inovação” foram implementadas algumas melhorias ao nível dos procedimentos dos Serviços e instalações: introdução de Plataforma Informática de Gestão da Formação Profissional; fizeram-se candidaturas a novos projetos e formas de financiamento; e otimizaram-se as instalações da A2000.
O Relatório e Contas apresenta ainda dados sobre a monitorização do Sistema de Gestão da Qualidade, verificando-se que 88% das suas ações foram eficazes. A concretização dos processos do Manual de Qualidade ocorreu na totalidade, apenas alguns não atingiram a taxa prevista e, consequentemente, foi verificado o nível de aplicação dos Princípios do EQUASS e da norma ISO9001: 2008.
Em termos globais o Programa de Ação de 2018 obteve uma taxa de execução de 84%.
Quanto às Contas, à data de 31 de dezembro de 2018, através da análise das Demonstrações Financeiras (Balanço e Demonstração de Resultados por naturezas) verificou-se o rendimento total de €1.590.175,74 (em 2017 foi de €1.402.210,96), e a despesa global foi de € 1.540.399,05 (em 2017 foi de €1.363.923,88).
A A2000 recebeu, durante o exercício de 2018, um conjunto de subsídios cujo montante ascendeu a €1.468.309,35 (em 2017 foi de €1.313.696,38).
As demonstrações Financeiras evidenciaram um resultado líquido positivo de €49.776,69 (em 2017 foi de € 38.287,08).
Saliente-se que as Contas são acompanhadas, auditadas e certificadas por um Revisor Oficial de Contas independente.
Pode verificar na integra o Relatório e Contas de 2018 em www.a2000.pt – Menu “Quem somos” – aceder a “Relatórios e Contas”.
Marina Teixeira, Diretora Técnica