Aprovado Relatório e Contas do ano 2019 da A2000

Associados da A2000 reunidos em sala

Foi aprovado, no dia 19 de junho, o Relatório e Contas do ano 2019 da A2000, em sede de Assembleia-Geral Ordinária da associação.

Numa altura em que a associação se prepara para celebrar o seu 20º aniversário, o relatório apresentado serviu para fazer uma análise do estado atual da A2000, quais os projetos que foram trabalhados e os objetivos que foram concretizados, quais os pontos fortes e menos fortes do trabalho desenvolvido, e que desafios esperam a associação no seu desenvolvimento próximo, em que as suas respostas sociais desempenharão um papel crucial, num contexto tão complexo de crise que estaremos prestes a atravessar.

Na análise dos resultados do exercício, a mudança de instalações da sede da A2000 para Poiares, no concelho do Peso da Régua, foi naturalmente vista como um acontecimento de grande impacto na vida da associação, e que teve grande significado no desenvolvimento da mesma. “O ano de 2019 ficará para sempre marcado, na história da A2000, pela mudança da sede das suas instalações para Poiares. Foi uma decisão que envolveu um grande investimento financeiro, e que requereu uma enorme exigência aos serviços da A2000 que, mesmo durante o processo de mudança, foram capazes de se manter em pleno funcionamento”, salientou o presidente da A2000, António José Ribeiro, que sublinhou a importância deste marco histórico no crescimento da associação. “Com esta decisão de alteração de sede, a A2000 maximizou o potencial de crescimento dos seus serviços, melhorou as condições de trabalho dos seus colaboradores, e estimulou o desempenho e promoção de competências dos mesmos, uma vez que desempenham um papel essencial na produtividade e fundraising, essenciais para a sustentabilidade financeira da instituição”.

A importância dos parceiros no sucesso dos projetos da associação foi outro dos aspetos elencados neste relatório. “Em todos os serviços e projetos da A2000, a importância dos parceiros foi determinante, e pode dizer-se que todos os clientes da A2000 beneficiaram, em algum momento, de uma ou mais parcerias estratégicas e de cooperação. Ao todo, foram 151 os parceiros da A2000 durante o ano de 2019, e 177 os acordos estabelecidos, em que 110 foram novos, por terem sido celebrados durante o ano passado. Com estes indicadores, a A2000 cimenta a sua credibilidade e proximidade com outras instituições e entidades no domínio dos seus serviços, e consegue levar a cabo iniciativas inovadoras de grande relevância social e económica em territórios e concelhos onde anteriormente não estava presente. É importante referir, até no enquadramento dos tempos que estamos a viver, que a A2000 sempre cresceu em tempos de crise, tanto que, na última crise económica e financeira que registámos a partir de 2008, e que culminou com a presença da troika em Portugal, a nossa associação cresceu para vários concelhos onde antes não se encontrava, e onde permanece até hoje, pois em contextos adversos, as respostas sociais que damos são muito solicitadas. É por isso que encaramos esta fase com um moderado otimismo, e a motivação de contribuir para que, à semelhança do sucedido na crise anterior, a A2000 possa dar passos importantes no sentido de uma crescente afirmação institucional na região”, sublinhou António Ribeiro, ainda no balanço do ano de 2019.

No que se refere a outros indicadores importantes, ao nível dos serviços formativos e não-formativos da A2000, os objetivos anuais previstos para 2019 foram globalmente cumpridos de forma bastante significativa, sendo igualmente muito alta a perceção, por parte dos clientes dos vários serviços da associação, da eficácia da intervenção da A2000 na concretização dos objetivos que eles próprios esperariam obter (neste âmbito, a taxa de eficácia da execução dos objetivos dos formandos variou entre os 79% e os 100%, verificando-se a eficácia máxima em três dos serviços). Ao nível da satisfação de clientes de serviços formativos e não-formativos, colaboradores e fornecedores, os índices de satisfação foram, regra geral, extremamente altos, normalmente próximos dos 100%, o que atesta a qualidade dos processos de trabalho da A2000 nas suas várias vertentes.

O Relatório e Contas 2019 da A2000 está disponível na sua totalidade no site da associação www.a2000.pt, para consulta pública de todos os interessados.

Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content