“Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é iluminado.” Laura Schlessin

Clientes realizam atividades em sala

O autoconhecimento é fundamental para nos auxiliar a alcançar resultados extraordinários, mas, tal como o conhecimento de nós próprios, é também muito importante conhecer os outros e ter consciência da imagem que lhes passamos através das nossas atitudes.

De facto, julho foi um mês em que nos dedicámos a olhar para nós e a vermo-nos através do olhar dos outros.

O início do mês foi dedicado à elaboração dos nossos Planos Individuais (PIs) nos quais pudemos expressar os nossos interesses e objetivos que pretendemos alcançar no decorrer do nosso projeto. Realizámos também algumas pesquisas em computador e elaborámos um Jornal de Parede onde descrevemos tudo aquilo que fizemos durante o mês de junho e que, em Tabuaço, é possível encontrar no corredor da Biblioteca Municipal, possibilitando a sua leitura a qualquer um que ali se dirija.

Além disto, explorámos um pouco o conceito de reputação, a sua importância, a imagem que passamos para os outros e a que criamos quando ouvimos algo em relação à sua reputação. Aqui, aprendemos o quanto isto é importante, não só para o nosso desempenho laboral, mas também para a nossa interação com a comunidade.

Também ainda este mês tivemos a oportunidade de pensar sobre as nossas emoções, consciencializar-nos delas e identificá-las nos outros. Através dos exercícios propostos conseguimos perceber como esta autoconsciência influencia positivamente o nosso bem-estar e nos permite melhorar a nossa comunicação com aqueles que nos rodeiam.

Por último, não poderíamos deixar terminar o mês sem visitar a exposição dos nossos colegas do projeto “Direito de Ser”, pelo que nos deslocámos à Câmara Municipal e ao Museu do Imaginário Duriense (MIDU) para observar os cartazes relativos ao Direito ao Bem-Estar, à Saúde e ao Lazer.

E assim termina o mês de julho, que nos trouxe mais consciência de nós e daqueles que nos rodeiam, e que nos permitiu adquirir novos conhecimentos que potenciam o nosso bem-estar e o saber-estar em sociedade.

Técnicas da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content