Arte de Participar

Clientes da A2000 em atividades musicais e de exercício físico, como ginástica e piscina

Numa altura em que o projeto “A Arte de Participar” está a entrar na sua reta final, fui visitar os dois subgrupos (um em Armamar e outro em Tabuaço) para recolher os seus depoimentos.

Os técnicos da A2000 falam de um trabalho com várias vertentes (desportiva, artística e lúdica) que está a ter um impacto bastante positivo na vida destas pessoas. “O convívio, a cooperação deles em diversas tarefas, a prática de diversos tipos de atividades e a visibilidade que a exposição dos seus trabalhos lhes dá na comunidade, são aspetos muito benéficos no trabalho que eles estão a desenvolver connosco”.

O carinho e cumplicidade entre clientes e técnicos da A2000 é um aspeto visível da dinâmica de ambos os grupos, num trabalho que os Técnicos acham bastante gratificante. “Ter a oportunidade de melhorar os dias de pessoas que se inserem num contexto de vida mais difícil, marcado não só por condicionalismos derivados de deficiência ou incapacidade, como socioeconómicos, tem um grande significado para nós. Ao mesmo tempo, o que fazemos requer de nós muita criatividade, no sentido de desenvolvermos temas e trabalhos que possam ir de encontro aos interesses dos nossos clientes”.

Em relação aos elementos do grupo do projeto, a participação em muitas atividades é, para eles, motivo de grande satisfação, conforme referem. Em Armamar disseram-me: “Desde que estamos aqui, temos feito algumas boas amizades entre nós e também com as pessoas da A2000 que estão connosco, pelas quais temos um grande carinho. Além disso, temos feito coisas que nunca tínhamos experimentado, como ficar a conhecer um hotel por dentro, e até andar de barco no rio Douro. 

Também gostamos muito de fazer trabalhos diferentes todos os meses, e de mostrar a toda a gente o que fizemos”, disseram, eles que consideraram um teatro de fantoches que prepararam e apresentaram em entidades da comunidade, como a atividade mais marcante de todas as que realizaram até agora.

Também os pais dos clientes têm muitos elogios a fazer ao trabalho feito no “A Arte de Participar”. É o que diz Silvina Morgado, mãe da Lurdes, de Armamar. “Gosto muito que ela esteja neste grupo. Para a minha filha, os dias em que vem cá são uma das maiores alegrias que tem, e noto que está mais conversadora e bem-disposta, além de adorar os técnicos que estão com ela”. Também de Armamar, a mãe do José Carlos, Arminda Silva, fala da importância do projeto para o seu filho. “Gosta de andar aqui, está sempre muito contente e bem-disposto. Estou muito satisfeita por o ver tão alegre com este grupo de amigos, e por vê-lo tão feliz”.

De Armamar para Tabuaço, a mesma dedicação e a mesma satisfação dos participantes, que assumem o projeto como marcante nas suas vidas. 

Em Tabuaço disseram-me “Desde que cá estamos, além das atividades que desenvolvemos a cada mês, tivemos já a oportunidade de fazer coisas que nunca tínhamos experimentado, e andar de barco foi uma das que mais nos marcou. No entanto, o que de mais importante achamos neste grupo são as amizades que acabámos por fazer, e o carinho e a dedicação das nossas “professoras”, que nos ajudam em tudo e são pessoas muito dedicadas em tudo o que fazem. Podemos dizer que, se houve pessoas que nos marcaram, foram elas, por tudo o que têm feito por nós”. 

Este Projeto, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), claramente está a promover a inclusão social de pessoas com deficiência e incapacidade, nos concelhos de Armamar e Tabuaço, e a envolver outras entidades da comunidade ao desenvolver, todos os meses, atividades conjuntas.

No próximo mês de dezembro, haverá Festa Solidária em Tabuaço (dia 15) e Armamar (dia 29), onde os participantes do projeto e coletividades dos respetivos concelhos farão um espetáculo gratuito para a comunidade.

Reportagem de Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content