Atividade 12 – “Espaço Sénior”

Cartaz do CLDS com os clientes seniores a mostrar as lembranças que receberam

No âmbito do Plano de Ação do CLDS- 4G Murça “Milhões de Esperanças”, no passado mês de setembro foi iniciada a Atividade 12 – “Espaço Sénior” – que pretende combater alguns dos fatores de isolamento das pessoas idosas.

Para tal, são promovidas ações a vários níveis, designadamente no que diz respeito à promoção da cultura, do desporto, da saúde e da utilização das novas tecnologias. Mediante inscrição prévia, participam nesta Atividade séniores de todas as freguesias do Concelho de Murça, o que contribui para a inclusão e o envolvimento dos mesmos na comunidade.

No dia 1 de setembro, em parceria com o Centro de Cultura de Murça, foi dinamizada pelo CLDS uma tarde de cinema, com o objetivo de desenvolver, nos participantes do “Espaço Sénior”, o interesse e o gosto por esta arte. Paralelamente a esta ação, sensibilizaram-se os idosos para os seus direitos, distribuindo-se um panfleto informativo sobre os mesmos. Sendo um dos direitos, o Direito à Vida, todos os participantes séniores da Atividade 12 são, no dia do seu aniversário, presenteados com uma lembrança criada ou pela equipa, ou em contexto de Ateliers de “Artes e Ofícios” do CLDS. Assim se procuram promover os valores da vida, da comemoração e da singularidade da pessoa e da sua história de vida.

Para este objetivo contribuiu também a celebração, no dia 25 de setembro, do “Dia Mundial do Sonho”, cuja ação “Este é o meu sonho…” permitiu a partilha dos sonhos dos participantes do “Espaço Sénior” à comunidade e a sua sensibilização para a importância da valorização e dignificação dos projetos e dos sonhos dos idosos.

Encerramos o mês de setembro com o início da “Semana das TIC”, ação que visa promover a autonomia, a criatividade, o interesse pela pesquisa on-line, pela descoberta e pela inovação, por parte dos séniores. Têm-se vindo a desenvolver, no público-alvo desta Atividade 12, competências básicas de utilização das tecnologias da informação e comunicação. A atividade prolongar-se-á pelos meses vindouros, continuando as inscrições abertas.

Natália Gomes e Andreia Henrique, Técnicas do CLDS 4G “Milhões de Esperanças”

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content