Numa reta final e quase a entrarem na componente de formação prática em contexto de trabalho, os formandos do Curso 3 – Ação 1 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade de Armamar, em conjunto com a formadora Marisa, decidiram ter uma pequena e diferente experiência, no decorrer das sessões da UFCD 3531 – Produção Alimentar – Mise en Place, onde um dos temas abordados foi o serviço de chá e infusões.
A estimulação cognitiva e sensorial é extremamente necessária para o desenvolvimento de diversas competências, e decidimos então usar estas atividades, pois podem ser a base para a estimulação de outras habilidades e áreas do desenvolvimento, que podem também ser apenas atividades de exploração, ou com focos mais específicos.
As atividades sensoriais são dinâmicas e têm como objetivo estimular a parte sensorial, ou seja, trabalhar os nossos cinco sentidos. Foi então, desta forma, que usámos estas atividades de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e de coordenação e, com essas práticas, começamos a conhecer melhor o mundo ao nosso redor, entendendo como funcionam as relações sociais, os comportamentos das pessoas e também a sua própria capacidade.
Curso 3 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade – Ação 1
Marisa Cardoso, formadora