No dia 15 de fevereiro de 2019 a A2000 esteve em Auditoria Interna, no âmbito do projeto de Auditores Internos da FORMEM (Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência).
No âmbito daquele projeto da FORMEM foi promovida uma bolsa de auditores internos (com formação certificada) para proceder a auditorias internas entre diferentes organizações, com incidência nos princípios da Norma EQUASS 2018 (European Quality in Social Services). Neste sentido, mediante as necessidades de cada organização, são realizadas auditorias internas por organizações similares, de forma a verificar o cumprimento dos indicadores da Norma.
Assim, tendo em conta que a A2000 fará a renovação da Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais (EQUASS Assurance – nível 1), sistema de garantia e controlo da qualidade que permite à A2000 o reconhecimento a nível europeu e através do qual atesta a qualidade dos seus serviços junto de clientes e partes interessadas, solicitou à FORMEM auditoria interna, no sentido de verificar o cumprimento dos requisitos da Norma. Esta foi realizada no dia 15 de fevereiro/2019, pela auditora coordenadora Dra. Virgínia Fernandes (CerciGui) e a auditora Dra. Paula Sousa Franqueira (APACI).
Esta auditoria interna foi pautada por um elevado profissionalismo por parte das auditoras, aferindo a conformidade do desempenho da organização com os requisitos fundamentais do EQUASS e avaliando a operacionalização do sistema de gestão da qualidade. Foram propostas algumas melhorias que serão colocadas em prática no decurso do ano, fundamentais para a melhoria contínua dos serviços da A2000.
De salientar que esta metodologia de permuta de auditores internos entre organizações congéneres é uma mais valia, não só pela economia de recursos financeiros, mas principalmente porque permite uma visão externa à dinâmica organizacional, introduzindo melhorias significativas às diferentes abordagens utilizadas.
Ana Antunes, Psicóloga da A2000