Baião – Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II – Termina o seu percurso na A2000

Formandos do curso

No dia 26 de fevereiro, o Curso 2 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Baião, terminou o seu percurso de formação na A2000.

Durante o primeiro, ano os formandos realizaram formação em sala, tendo a possibilidade de adquirir, relembrar, ou melhorar as suas competências escolares, pessoais, sociais e profissionais. Este ano foi essencial para os formandos explorarem e desenvolverem as competências necessárias para no ano seguinte integrarem a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).

A realização da FPCT permite, a quase todos os formandos, o primeiro contacto com o mercado do trabalho e, muitas vezes, é através desta oportunidade que conseguem alcançar o seu primeiro emprego. A integração profissional é um fator extremamente importante no desenvolvimento pessoal e na integração social de todos os cidadãos, e os nossos formandos não são exceção.

A passagem destes formandos, que agora finalizaram o seu percurso na A2000, permitiu-lhes valorizar as suas capacidades, descobrir as suas competências e lutar pelos seus sonhos!

Mas esta etapa chegou ao fim e o último dia foi repleto de sentimentos díspares: alegria por conseguirem terminar o curso com sucesso, mas também tristeza, por se despedirem de todos os profissionais que os acompanharam e apoiaram ao longo deste tempo, mas acima de tudo, pelas amizades que conseguiram construir.

No final, todas as entidades que acolheram os formandos na realização da FPCT facilitaram a sua integração profissional. Todas as integrações só foram possíveis através das medidas do IEFP, divididas em Contratos de Emprego e Inserção + e Estágios Inserção, permitindo aos formandos continuar a desenvolver as suas competências pessoais, sociais e profissionais.

A A2000 agradece a cooperação e a sensibilidade às seguintes entidades: Câmara Municipal de Baião; Centro Escolar de Santa Cruz do Douro; Centro Social de Santa Cruz do Douro; Junta de Freguesia do Grilo, OBER – Obra do Bem Estar Rural de Baião, DOLMEN – Desenvolvimento Local e Regional CRL., JSJ Sociedade Unipessoal Lda. – Minipreço de Baião e Alojamento das Caldas.

A todas estas entidades o nosso muito obrigado, pois sem elas não concretizaríamos a Nossa Missão!

Alguns testemunhos dos responsáveis da FPCT:

“O Carlos é muito humilde, prestável e responsável (…) sempre conheci o Carlos. Somos praticamente da mesma idade, o problema que passou… alterou algumas das suas capacidades, mas a educação e a simplicidade estão lá e é muito bom poder ajudar.” Hélder – Câmara Municipal de Baião/Centro Hípico


“O Jorge é um rapaz extremamente educado, teve algumas dificuldades no início do estágio, mas os meninos gostaram dele e ele adaptou-se muito bem (…). As tarefas são simples e rotineiras, e o Jorge já as faz sem qualquer dificuldade. Foi a sua primeira experiência de trabalho. Ainda bem que teve esta oportunidade.” Lurdes Ribeiro – Câmara Municipal de Baião – Centro Escolar de Santa Cruz do Douro.

“A Manuela é um doce, muito meiga para os nossos idosos” Dra. Rosana Monteiro – Centro Social de Santa Cruz do douro

“O Samuel é muito trabalhador. Ainda bem que a A2000 ajuda pessoas como o Samuel. Este trabalho é muito importante, não só pela integração profissional, mas por tudo o que fazem pelos formandos e colaboração e acompanhamento dado às entidades pelos técnicos da A2000” Joaquim Pereira – Presidente da Junta de Freguesia do Grilo

“A Sandra trouxe muita alegria a esta casa, é trabalhadora e muito inocente (…). Tem alguns problemas de autocontrolo, mas é uma alegria e todos nós gostamos muito dela.” Dra. Isabel Coutinho – OBER

“O Daniel é um exemplo de superação. Mesmo com todas as suas limitações físicas tem imensa vontade de ajudar e está sempre disponível para tudo. O trabalho da A2000 é extraordinário. A dedicação, o acompanhamento e a disponibilidade dos técnicos para os formandos e para a entidade é de louvar. É muito importante esta parceria e este trabalho social.” Lina – DOLMEN

“A Andreia é muito inocente. Apesar de todas as dificuldades é muito disponível. Nós gostamos muito dela e eu espero que ela consiga ser mais independente e mais segura. No que depender de nós, estaremos aqui para contribuir com o trabalho da A2000.” Joana Fernandes – Minipreço – Baião

“A Sílvia nunca tinha tido uma experiência de trabalho. Foi a sua primeira experiência e não foi fácil, porque não tinha hábitos de trabalho, mas aos poucos com muitas dificuldades foi-se adaptando e ao seu ritmo conseguiu aprender algumas tarefas mais simples.” Isabel Inácio – Alojamento das Caldas

Este curso decorreu em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e foi financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Goreti Alexandre , Técnica de Acompanhamento e Inserção da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content