Baião e o São Martinho

Formandos em atividade ao ar livre em Baião

O mês de novembro é o mês do São Martinho. Aproveitamos a formação de TIC e realizamos uma pesquisa sobre a Lenda de São Martinho e também pesquisamos sobre Quadras de São Martinho.

Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa numa tarde de outono dura e fria quando encontrou, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu esmola. O cavaleiro não tinha mais nada consigo, então tirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. Este milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”.

Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo. É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro.

Na formação de Linguagem e Comunicação fizemos a leitura e interpretação dos textos pesquisados e realizamos um pequeno livro com a informação recolhida. Partilhamos um pequeno resumo da história de São Martinho.

Usando a formação de Matemática Para a Vida deitamos contas às castanhas (uma dúzia para cada um), à quantidade de sal, temperatura e tempo de cozedura do forno para assar as nossas castanhas. No final, ficaram deliciosas. Quentes e boas!!

Aproveitando o verão de São Martinho, realizamos um peddy paper pela vila de Baião inserido na UFCD de Cidadania e Empregabilidade. Esta atividade teve vários objetivos – procurar ajuda, conhecer os nossos direitos e deveres económicos e tomar decisões de consumo em termos pessoais e familiares. Percorremos várias instituições para descobrir e explorar os serviços que prestam e que tipo de ajuda cada uma nos oferece – Bombeiros Voluntários, Segurança Social, Finanças, Câmara Municipal, GNR, Centro de Saúde, Biblioteca, Posto de Turismo, Escola Básica e Secundária. Também alguns espaços comerciais – farmácia, supermercado, talho, ourivesaria – para distinguir os bens de primeira necessidade e tomar decisões de consumo responsáveis. Gostamos bastante desta atividade porque de uma forma dinâmica, desportiva e divertida ficamos a conhecer todos os serviços do nosso Concelho e a ajuda que podemos receber de cada um.

Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Assistente Operacional – Baião

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content