BEM-VINDO AGOSTO, MÊS DAS TRADIÇÕES E DAS FÉRIAS

Atividades do CLDS com crianças e idosos

A equipa do CLDS-4G Milhões de Esperanças, iniciou o mês de agosto com a 2.ª Edição de Verão do Espaço J, com diversas atividades lúdicas e pedagógicas, sendo elas o desporto, a arte, a dança e as tecnologias.

Os participantes da Atividade 11 já puderam desfrutar de uma visita ao Miradouro de São Lourenço, que fica localizado na estrada municipal que liga Pombal de Ansiães ao lugar de São Lourenço. Este miradouro possui uma vista privilegiada sobre o vale do Tua, convidando o observador a entrar na silhueta de São Lourenço para usufruir da extraordinária paisagem envolvente. Passaram também um dia na cidade Invicta, visitando o Museu Interativo World Of Discoveries, que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido; e o Museu das Marionetas do Porto, que é inteiramente dedicado ao universo da marioneta, à sua história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas.

No decorrer do mês, trabalhou-se com o grupo de PCDI´S do Espaço J, as tradições e os costumes do nosso país, como o folclore, sendo este um género de música e dança popular portuguesa representativo da identidade de uma comunidade ou localidade e dos costumes e tradições culturais que se desenvolveram no povo e foram transmitidos de geração em geração. Também pesquisaram sobre as tradições que só existem em Portugal, como por exemplo o Galo de Barcelos que, segundo a lenda, um jovem galego que passava por Barcelos tinha de cumprir uma promessa a Santiago de Compostela e foi acusado de um crime e acabou condenado à forca. O jovem negava o crime e apontou o dedo para uma mesa que tinha um frango assado e disse “- É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Porém, na hora do enforcamento, o galo cantou e o juiz tentou evitar a injustiça e conseguiu.

Já no âmbito da atividade 12 “Espaço Sénior”, foram realizadas as habituais visitas domiciliárias aos seniores do Projeto. As técnicas depararam-se com os mesmos felizes, com a visita dos seus familiares emigrantes, que tradicionalmente aproveitam o mês de agosto para visitarem o seu país, a sua terra, a sua casa, a sua família.

«Começou agosto…. Até agora sem desgosto…. Isto posto…. Mantenha o sorriso no rosto!» (Pedro Marcos)

Natália Gomes, Técnica do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content