Bem-vindo novembro

Atividades práticas em sala

Bem-vindo novembro – assim chamado por ser o nono mês do primitivo calendário romano: novembris).

Geralmente chuvoso e cinzento, apresenta no entanto, belos dias luminosos, o “verão de São Martinho”.

É o mês das castanhas e dos magustos, da abertura da água-pé, das primeiras noites frias. As árvores despedem-se das folhas, que vão atapetar as ruas e os campos.

Adivinha-se o inverno!

Neste sentido, foram realizados, em sala, trabalhos manuais representativos do outono, elaborados com as ditas folhas caídas. Reaproveitamos os ouriços caídos dos castanheiros para decoração dos trabalhos e ainda as bolotas e castanhas para a construção de belos bonecos. Trabalho árduo dos clientes, mas com enorme satisfação e alegria.

O objetivo destes “trabalhos manuais” foi o desenvolvimento de competências pessoais, criativas e, em simultâneo, um momento de recreação. No entanto, os benefícios são enormes para a função neurológica, ideal para a concentração e para esquecer os problemas, permitem desenvolver aspetos como a coordenação oculomotora, a psicomotricidade e reduzem o stress. Em suma, causam sensação de bem- estar e prazer, promovem a resposta de relaxamento, melhoram o autoconceito e autoestima, diminuem sintomas depressivos.

As atividades manuais são tão importantes para a nossa saúde, como por exemplo, a ginástica.

Realizou-se uma atividade prática aquando da visita à Pastelaria/Padaria Variante de Murça (à qual agradecemos o carinho e a disponibilidade), pois todos participaram na confeção de pães com chouriço, empadas de carne e um bolo de cenoura. Sendo este dia dedicado ao S. Martinho (lume, castanhas e vinho) também assámos e comemos as castanhas oferecidas pelo estabelecimento. Foi um dia de confeção e de provas deliciosas.

Confecionar bolos, pães, entre outros, é muito mais do que apenas criar algo doce e/ou salgado para comer, consiste em uma forma produtiva de auto expressão e comunicação, aumentam a felicidade e, mais uma vez, reduzem o stress. Pode-se dizer que é uma prática terapêutica. O feedback dos clientes foi bastante positivo.

Terminámos as restantes sessões do mês de novembro novamente em sala, com a realização de presépios com materiais recicláveis e a preparação das decorações de Natal para a árvore da Biblioteca Municipal de Murça, a qual nos responsabilizámos por enfeitar.

“Novos dias …

Novas esperanças…

Que tudo prospere…

Que tudo seja alegre…

Que tudo seja bom…

Que tudo seja leve!”

Fran Ximenes

Andreia Fonseca, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content