Bruxelas Reconhece/Certifica qualidade dos serviços sociais da A2000

Logotipo da A2000

EQUASS – European Quality Assurance for Social Services

A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, com sede em Santa Marta de Penaguião, foi certificada, no dia 18 de Fevereiro de 2011, com o Nível 1 do EQUASS (European Quality Assurance for Social Services) pela Unidade do EQUASS em Bruxelas, sendo deste modo reconhecida pela qualidade dos serviços que presta ao nível social.

A A2000 iniciou o processo de Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais através da Norma Europeia EQUASS em Fevereiro de 2009, realizando-se, nos dias 17 e 18 de Janeiro de 2011, a Auditoria Final pelo Eng.º Nuno Noronha, representante da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), entidade que assegura a representação do EQUASS em Portugal.

Foi um percurso de 2 anos que exigiu o empenho e dedicação de todos os colaboradores da Instituição e todas as partes interessadas (financiadores, parceiros, clientes e significativos), contando com o apoio do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), enquanto entidade consultora, que acompanhou e orientou a A2000 na preparação e implementação do sistema EQUASS.

Esta certificação permite reconhecer a qualidade dos serviços prestados pela A2000 nos seus diferentes domínios: a relação directa com os clientes; a optimização dos recursos humanos e financeiros; a monitorização e a medição dos resultados dos serviços prestados, tornando a A2000 mais eficiente e eficaz nas respostas às reais necessidades dos clientes, mas, principalmente, na promoção da sua qualidade de vida.

Segue-se agora um processo de Melhoria contínua e constante actualização dos processos da A2000 por forma a manter os padrões de qualidade exigidos pela certificação EQUASS e os níveis desejados e esperados pelos clientes, sócios, entidades financiadoras e reguladoras, entidades que se relacionam com a A2000 e pela sociedade civil em geral.

Pelo objectivo alcançado, expressamos os nossos agradecimentos a todos os intervenientes neste processo, nomeadamente ao CRPG pelo apoio prestado; aos financiadores, parceiros, clientes e significativos que, aquando da Auditoria, contribuíram com os seus testemunhos. Salientamos ainda o profissionalismo, simpatia e sensibilidade para a diferença demonstrados pelo Auditor que nos acompanhou nos dois dias de ansiedade, dissipando o nervosismo sentido por todos.

Parabéns A2000 por mais esta vitória em prol da melhoria da qualidade de vida dos clientes.

Joana Petinha
(Responsável da Qualidade)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content