CAARPD – Acantonamento

Clientes do CAARPD a passar férias

Este mês foi diferente dos outros porque fomos passar 5 dias de férias no concelho de Resende, foi uma semana de ACANTONAMENTO juntamente com os nossos amigos do Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual – MAPADI da Póvoa de Varzim, graças ao apoio do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) que através do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. .

A nossa estadia decorreu no Seminário Nossa Senhora de Lourdes em Resende. No primeiro dia chegámos à hora do almoço e de tarde aproveitámos para nos apresentarmos e nos conhecermos melhor. Depois fomos fazer um jogo de futebol, homens contra mulheres e, as mulheres ganharam. Como ainda era cedo aproveitamos o resto da tarde para fazer uma visita pela Vila de Resende.

No segundo dia saímos de manhã cedo em direção ao Mosteiro de Cárquere, onde foi analisada a sua lenda acerca do 1º Rei de Portugal. Seguimos viagem até às Termas de Aregos, onde nos foi feita uma visita guiada para mostrar o seu funcionamento. Após a hora do almoço, continuámos o nosso caminho até ao Museu Municipal que abordava temáticas como a evolução dos barcos e da agricultura. Depois de tantas visitas terminamos o dia com a ida às Piscinas Municipais de Resende em que aproveitámos para nos refrescar, brincar e dar uns mergulhos. Depois do jantar fomos dar um passeio por Resende para conviver uns com os outros.

Na quarta-feira fizemos uma das atividades mais esperadas: a apanha da cereja em Vila Verde. Claro que muitos de nós aproveitaram para comer. No fim o Sr. Rogério, dono da quinta, ofereceu-nos 4 caixas de cerejas.

Chegada a hora do almoço fizemos um piquenique em São Cristóvão. Da parte da tarde, o passeio continuou até Lamego onde foi feita a visita à escadaria da Nossa Senhora dos Remédios e por fim fomos até uma esplanada comer um gelado.

Como foi um dia cansativo, à noite aproveitámos para conviver um pouco uns com os outros no nosso Acantonamento.

Chegada quinta-feira, já começávamos a sentir que a nossa viagem estava a terminar. Seguimos logo pela manhã até ao Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade onde fizemos um torneio de Boccia com os idosos do Atelier de Seniores, da responsabilidade da Câmara Municipal. Foi um momento muito divertido!

Depois do almoço fomos até à Praia Fluvial de Porto-Rei para apanhar sol, brincar e comer um gelado.

Sexta-feira, o último dia, fomos à ResLicomp de Resende, empresa familiar que produz licores e compotas pelo modo tradicional, onde provamos compota de tomate; morango; figo; marmelo; cereja; abóbora e de mel. Eram todas muito boas e no fim a D.ª Agostinha ainda ofereceu um frasco de compota de cereja a cada um de nós. Voltamos para o Seminário para fazer a nossa última refeição em conjunto. Antes de nos despedirmos ainda houve tempo comprar um doce típico de Resende, que são as Cavacas de Resende. Foi uma semana muito divertida e deu para conhecermos melhor o concelho de Resende e os amigos do MAPADI.

Agradecemos à Câmara Municipal de Resende por ter facilitado o acesso gratuito às Piscinas e ao Museu e ter organizado o encontro de Boccia.

Ao Sr. Rogério e à D.ª Agostinha, pela disponibilidade em nos receber, respetivamente na quinta em Vila Verde e na fábrica de compotas. 

Clientes e Técnicos do CAARPD

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content