Carrazeda de Ansiães

Palestra “Medidas de Apoio à Empregabilidade”

O projeto CARRAZEDA INCLUSIVA, cofinanciado pelo INR, I.P., teve como finalidade Promover a empregabilidade de pessoas com deficiência ou incapacidade, do concelho de Carrazeda de Ansiães, através da realização de diversas ações de informação das entidades empregadoras (porta a porta), sensibilização e capacitação das mesmas para a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com diversidade funcional, destacando as suas competências e desmistificando o “paradigma clínico da deficiência”, focado nas incapacidades.

Em 2023, a A2000 iniciou um curso de formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade, e começou a perceber que o tecido empresarial estava alheado da realidade “inclusão profissional” deste público, surge então a ideia deste projeto, pois no concelho não existem respostas na área da deficiência, pelo que a é um tema pouco debatido e compreendido.

O projeto envolveu um périplo pelo tecido empresarial e entidades da economia social com o objetivo de as sensibilizar para a inclusão profissional e informar sobre “o Direito ao Trabalho” (estabelecido na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência – ratificada por Portugal em 2009) que o governo Português operacionalizou, criando diversos serviços e medidas para facilitar o seu cumprimento.

Efetuou-se um World Café com o tema: “CARRAZEDA INCLUSIVA: Como construir a EQUIDADE?” onde se debateram questões relacionadas com a necessidade de criar condições para que haja igualdade de oportunidades para todos e, no dia 9 de dezembro de 2024, realizou-se no Centro de Apoio Empresarial (CAE) de Carrazeda de Ansiães uma palestra “Medidas de Apoio à Empregabilidade”, com a finalidade de divulgar as Medidas de Emprego que apoiam a promoção da empregabilidade de pessoas com diversidade funcional (deficiência ou incapacidade), junto das entidades empregadoras do concelho.

Durante a palestra, Fátima Teixeira, técnica da A2000 e dinamizadora do projeto, apresentou a temática “Empregabilidade da Pessoa com Incapacidade” no concelho. As técnicas do IEFP Dra. Viviana Machado e Dra. Maria João Alves partilharam informações detalhadas sobre o serviço dos Centro de Recursos para a Inclusão Profissional, sobre Medidas de Apoio ao Emprego, como Contratos de Emprego e Inserção, Estágios de Inserção e Apoios à Contratação. O evento contou ainda com testemunhos inspiradores de formandos da formação profissional (Verónica Araújo e Leandro Veiga) inseridos em Formação em Contexto de Trabalho, que revelaram como era a sua vida antes da Formação e o impacto positivo das práticas inclusivas nas suas vidas, atualmente, bem como as suas expectativas em relação ao futuro profissional. Também apresentaram a sua experiência, as entidades acolhedoras de formandos, salientando as suas competências e mais-valias para as entidades.

A A2000 agradece a todos os que colaboraram para que o projeto se realizasse, destaca-se a colaboração do Município Carrazeda de Ansiães, que foi incansável, e as Técnicas do IEFP, Centro de Emprego de Vila Real.

O projeto “Carrazeda Inclusiva” estabeleceu a primeira ponte entre o mundo empresarial e a área da deficiência, em Carrazeda de Ansiães, despertando as mentalidades para a criação de um concelho mais inclusivo e equitativo.

Fátima Teixeira, Técnica da A2000 

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content