Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)

Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade – Mesão Frio

Ao longo do ano letivo 2022-23, a Mariana Guedes, frequentou o 9º ano Turma A, do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade de Mesão Frio e, tendo a vontade de fazer sentir aos seus colegas que a escola ensina valores e aprendizagens sociais, a Mariana fez uma proposta para o Orçamento Participativo das Escolas INCLUI – 2022-2023 com o projeto “Sabores Inclusivos” que contempla a criação de uma cozinha comunitária, no Centro de Apoio à Aprendizagem – CAA.

O CAA é um espaço que promove ações de apoio, mais especializado e específico, aos alunos, por forma a melhorar a sua inclusão. Gere também recursos específicos e articula com o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da A2000, que, no caso da Mariana, lhe disponibiliza terapia da Fala, através da Terapeuta Ana Mota.

Neste âmbito de trabalhar a autonomização dos alunos, surge a vontade da Mariana em melhorar a escola com este novo espaço, no qual se poderá promover o trabalho em grupo, incutir hábitos de higiene e segurança, tornar os alunos autónomos e empreendedores, em processos sustentáveis na produção culinária.

Com este projeto, a Mariana também pretende que os alunos adquiram conhecimentos e competências culinárias básicos e funcionais para a sua futura utilização, em contexto pessoal e familiar; pretende promover o convívio, o espírito de entreajuda, a partilha de tarefas e a criatividade; estimular a capacidade de atenção, concentração, coordenação, autorregulação e organização, favorecendo a socialização.

Assim, neste ano letivo de 2022-23, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário do Agrupamento elegeram a proposta “Sabores Inclusivos” como vencedora.

Todos deram os parabéns à aluna vencedora que, com a sua proposta, fez a diferença!

 Cristina Mendes,

Coordenadora da Educação Especial

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content