Chegou o outono!  

Clientes e técnicos do CAARPD passeiam ao ar livre

O grupo do CAARPD de Poiares festejou a chegada do Outono!

Com trabalhos manuais e atividades lúdicas, foram várias as maneiras encontradas para assinalar esta estação do ano, como foi dito pelos clientes. “Em outubro, fizemos várias atividades relacionadas com o Outono, e alguns desses trabalhos estão expostos na A2000, como é o caso das coroas de Outono, que colocámos na porta de entrada do edifício-sede da Associação e na porta do bar. Nos trabalhos manuais, fizemos em conjunto com os nossos técnicos uns porta-chaves para vender, bem como um cartaz alusivo a esta estação do ano, e na culinária fizemos um delicioso bolo de noz, e ainda queques de noz com pepitas de chocolate! Outra novidade foi termos jogado ao Bingo do Outono, que é muito parecido a um bingo normal, mas em vez de números tem imagens relacionadas com esta estação do ano.”, referiram.

Quem organizou esta atividade do Bingo do Outono foi o terapeuta da fala Pedro Barros, que descreveu algumas finalidades do mesmo. “Neste mês procurou-se que a temática abordada no CAARPD remetesse para o Outono e, neste sentido, após um levantamento de vontades por parte dos nossos clientes, optou-se pelo desenvolvimento de um Bingo com motivos alusivos a esta estação do ano, daí o nome “Bingo do Outono!”. A realização destes jogos foi mediada por mim com a ajuda dos meus colegas, e teve como objetivo fazer convergir a atividade requerida pelos clientes e os objetivos terapêuticos para todo o grupo. Com este jogo, foi então possível promover a troca de turnos comunicativos, respeitando a vez do outro (técnico) e percebendo quando é a vez dos próprios (clientes) comunicarem. Para além de fomentar os chamados turnos comunicativos, foi também possível desenvolver a partilha de foco ocular e auditivo de atenção entre clientes e técnicos (aquando do olhar para a imagem que saía ou quando era dita) e aprofundar conceitos relativos a palavras ditas na sua vertente verbal oral (fala) e verbal não-oral (língua gestual portuguesa), explicou.

Além destas atividades de estimulação cognitiva, o Pictionary das Emoções, as atividades de vida diária e o desporto adaptado continuaram a fazer parte das atividades dos clientes, com a novidade de introdução de gestos técnicos de badminton, além do futebol, basquetebol e para-hóquei.

Os clientes e técnicos do CAARPD

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content