O grupo do CAARPD de Poiares festejou a chegada do Outono!
Com trabalhos manuais e atividades lúdicas, foram várias as maneiras encontradas para assinalar esta estação do ano, como foi dito pelos clientes. “Em outubro, fizemos várias atividades relacionadas com o Outono, e alguns desses trabalhos estão expostos na A2000, como é o caso das coroas de Outono, que colocámos na porta de entrada do edifício-sede da Associação e na porta do bar. Nos trabalhos manuais, fizemos em conjunto com os nossos técnicos uns porta-chaves para vender, bem como um cartaz alusivo a esta estação do ano, e na culinária fizemos um delicioso bolo de noz, e ainda queques de noz com pepitas de chocolate! Outra novidade foi termos jogado ao Bingo do Outono, que é muito parecido a um bingo normal, mas em vez de números tem imagens relacionadas com esta estação do ano.”, referiram.
Quem organizou esta atividade do Bingo do Outono foi o terapeuta da fala Pedro Barros, que descreveu algumas finalidades do mesmo. “Neste mês procurou-se que a temática abordada no CAARPD remetesse para o Outono e, neste sentido, após um levantamento de vontades por parte dos nossos clientes, optou-se pelo desenvolvimento de um Bingo com motivos alusivos a esta estação do ano, daí o nome “Bingo do Outono!”. A realização destes jogos foi mediada por mim com a ajuda dos meus colegas, e teve como objetivo fazer convergir a atividade requerida pelos clientes e os objetivos terapêuticos para todo o grupo. Com este jogo, foi então possível promover a troca de turnos comunicativos, respeitando a vez do outro (técnico) e percebendo quando é a vez dos próprios (clientes) comunicarem. Para além de fomentar os chamados turnos comunicativos, foi também possível desenvolver a partilha de foco ocular e auditivo de atenção entre clientes e técnicos (aquando do olhar para a imagem que saía ou quando era dita) e aprofundar conceitos relativos a palavras ditas na sua vertente verbal oral (fala) e verbal não-oral (língua gestual portuguesa), explicou.
Além destas atividades de estimulação cognitiva, o Pictionary das Emoções, as atividades de vida diária e o desporto adaptado continuaram a fazer parte das atividades dos clientes, com a novidade de introdução de gestos técnicos de badminton, além do futebol, basquetebol e para-hóquei.
Os clientes e técnicos do CAARPD