Abraçar … Terras de Basto!
O projeto “Cidadania em Ação” tem a finalidade de sensibilizar os cidadãos que a inclusão é responsabilidade de cada um de nós.
Desenvolvido no Concelho de Mondim de Basto, este projeto tem como objetivo primordial diagnosticar e dar visibilidade às necessidades das pessoas com deficiência, revelando à comunidade como o seu papel é fundamental para a inclusão daquelas na vida social e recreativa, facilitando-lhes o exercício pleno da cidadania.
Assim, nestes 2 meses, a A2000, tem vindo a fazer o levantamento das dificuldades dos cidadãos com necessidades especiais, procurando identificar os constrangimentos à sua inclusão, socorrendo-se de inquéritos.
Numa segunda fase, pretende-se dar início a atividades, em parceria com entidades da comunidade, que promovam a inclusão e combatam o isolamento. E, por fim serão apresentados os resultados à população.
Como Técnica Dinamizadora deste Projeto, ainda em desenvolvimento, sinto-me satisfeita, pois apesar de palmilhar passo a passo o concelho de Mondim de Basto, sinto que as conquistas são diárias. Apercebo-me que o desconhecido, arrasta consigo alguns medos, mas com o decorrer dos contactos consegue-se conquistar a confiança das populações e a consequente partilha de histórias de vida. Os desafios são constantes, mas estamos conscientes que, ao aceitá-los, somos uma mais valia no concelho, ouvindo para dar voz aos indivíduos com necessidades especiais, de modo a que o meio envolvente tome consciência que está na mão de cada um a criação de condições e oportunidades mais inclusivas.
Pelo caminho trilhado até ao momento, bem próximos de finalizar o levantamento das dificuldades/necessidades especiais do concelho, manifesto o meu mais profundo orgulho e satisfação pessoal por integrar este projeto e, como dinamizadora, gostaria de agradecer a todos as famílias que contactei pela sua participação, a todos os Presidentes de Juntas de Freguesia, Diretores Técnicos e representantes das Direções das Associações locais contactadas, bem como a todas os Mondinenses que colaboraram comigo.
Cada um de vós desenvolve um papel importante nesta história, uma história que ainda tem alguns capítulos para escrever.
Um bem haja a todos!
Patrícia Maçãs, Psicóloga