Cidadania em Ação

Patrícia Maçãs

Abraçar … Terras de Basto!

O projeto “Cidadania em Ação” tem a finalidade de sensibilizar os cidadãos que a inclusão é responsabilidade de cada um de nós.

Desenvolvido no Concelho de Mondim de Basto, este projeto tem como objetivo primordial diagnosticar e dar visibilidade às necessidades das pessoas com deficiência, revelando à comunidade como o seu papel é fundamental para a inclusão daquelas na vida social e recreativa, facilitando-lhes o exercício pleno da cidadania.

Assim, nestes 2 meses, a A2000,  tem vindo a fazer o levantamento das dificuldades dos cidadãos com necessidades especiais, procurando identificar os constrangimentos à sua inclusão, socorrendo-se de inquéritos.

Numa segunda fase, pretende-se dar início a atividades, em parceria com entidades da comunidade, que promovam a inclusão e combatam o isolamento. E, por fim serão apresentados os resultados à população.

Como Técnica Dinamizadora deste Projeto, ainda em desenvolvimento, sinto-me satisfeita, pois apesar de palmilhar passo a passo o concelho de Mondim de Basto, sinto que as conquistas são diárias. Apercebo-me que o desconhecido, arrasta consigo alguns medos, mas com o decorrer dos contactos consegue-se conquistar a confiança das populações e a consequente partilha de histórias de vida. Os desafios são constantes, mas estamos conscientes que, ao aceitá-los, somos uma mais valia no concelho, ouvindo para dar voz aos indivíduos com necessidades especiais, de modo a que o meio envolvente tome consciência que está na mão de cada um a criação de condições e oportunidades mais inclusivas.

Pelo caminho trilhado até ao momento, bem próximos de finalizar o levantamento das dificuldades/necessidades especiais do concelho, manifesto o meu mais profundo orgulho e satisfação pessoal por integrar este projeto e, como dinamizadora, gostaria de agradecer a todos as famílias que contactei pela sua participação, a todos os Presidentes de Juntas de Freguesia, Diretores Técnicos e representantes das Direções das Associações locais contactadas, bem  como a todas os Mondinenses que colaboraram comigo.

Cada um de vós desenvolve um papel importante nesta história, uma história que ainda tem alguns capítulos para escrever.

Um bem haja a todos!

Patrícia Maçãs, Psicóloga

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content